O atraso de transmissão, também conhecido como atraso de empacotamento, é o tempo que leva para transmitir um pacote de dados para o link de saída. O atraso é determinado pelo tamanho do pacote e pela capacidade do link de saída. Isso é relevante para redes baseadas em comutação de pacotes, nas quais as mensagens são divididas em pacotes antes de serem enviadas. O atraso de transmissão é uma função do comprimento do pacote e não está relacionado à distância entre os dois nós.
Causas de atraso de transmissão
O atraso de transmissão pode depender de vários fatores, incluindo:
- Número de sessões ativas: Com a comutação de pacotes, a camada física processa os pacotes na ordem Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (FIFO). Por causa disso, se houver várias sessões ativas, o atraso pode se tornar substancial. Torna-se ainda mais substancial se o sistema operacional (SO) não suportar algoritmos de agendamento em tempo real para suportar tráfego de multimídia.
- Capacidade de transmissão do link: Um aumento na capacidade de transmissão reduz o atraso na transmissão. Atualizar uma Ethernet de 10 Mbps para Ethernet de 100 Mbps reduzirá o atraso de transmissão por um fator de 10.
- Controle de acesso médio (MAC) atraso de acesso: Se o link de transmissão for compartilhado, um protocolo MAC deve ser usado para acessar o link. A camada MAC é responsável por mover pacotes de dados de e para uma placa de interface de rede para outra através de um canal compartilhado. A escolha do protocolo MAC desempenha um grande papel em influenciar o atraso.
- Mudança de contexto no sistema operacional: O envio ou recebimento de um pacote envolve uma troca de contexto no sistema operacional, levando um tempo finito. Por causa disso, existe um máximo teórico no qual um computador pode transmitir pacotes. Para uma LAN de 10 Mbps, esse atraso parecerá insignificante. Para uma rede gigabit, no entanto, o atraso torna-se substancial.
Fórmula de atraso de transmissão
O atraso de transmissão é dado na seguinte fórmula:
TD = L / R
- TD é o atraso de transmissão
- L é o comprimento do pacote de dados
- R é a taxa de bits (bits por segundo)