Abreviatura de informação lifecycle mgerenciamento, ILM é a criação e gerenciamento de uma infraestrutura de armazenamento e dos dados que ela mantém. Todas as informações, ou dados, em uma rede de armazenamento têm um ciclo de vida específico, desde o momento em que a informação entra no sistema de uma organização até o momento em que é arquivada ou removida do sistema.
As informações podem ter um ciclo de vida finito onde os dados são eventualmente removidos de uma rede de armazenamento quando as informações se tornam desatualizadas ou não são mais necessárias - ou um ciclo de vida infinito se as informações permanecem valiosas para a organização que as retém.
As três fases do ciclo de vida da informação
Em geral, existem três estágios no ciclo de vida da informação:
- A criação e / ou aquisição dos dados. As informações chegam à organização por serem criadas por um ou mais indivíduos ou por serem adquiridas por meio de e-mails, fax, cartas, telefonemas, etc.
- A publicação dos dados. Algumas informações precisam ser publicadas, seja em formato impresso, na intranet de uma empresa ou em um site público.
- A retenção e / ou remoção dos dados. Algumas informações devem ser arquivadas para uso posterior, e algumas informações têm um propósito finito e podem ser descartadas uma vez que tenham servido ao seu propósito ou não sejam mais valiosas para a organização.
Gerenciando o ciclo de vida da informação
O gerenciamento do ciclo de vida da informação envolve manter os dados acessíveis aos usuários que precisam da informação e determinar como a informação é armazenada com base na prioridade que a informação tem na organização em um determinado momento. Em cada estágio do ciclo de vida das informações, a infraestrutura de gerenciamento deve determinar o melhor software, hardware e meio de armazenamento necessários para as informações nesse estágio e como esses fatores diferem conforme os dados se movem ao longo do ciclo de vida.