A virtualização aninhada se refere à virtualização que é executada dentro de um ambiente já virtualizado. Em outras palavras, é a capacidade de executar um hipervisor dentro de uma máquina virtual (VM), que por sua vez é executada em um hipervisor.
Com a virtualização aninhada, você está aninhando efetivamente um hipervisor dentro de um hipervisor. O hipervisor que executa a máquina virtual principal é considerado um hipervisor de nível 0, ou hipervisor LO, e o hipervisor inicial em execução dentro da máquina virtual é referido como um hipervisor de nível 1 ou L1. A virtualização aninhada adicional resultaria em um hipervisor de nível 2 (L2) dentro da VM aninhada, depois em um hipervisor de nível 3 (L3) dentro dessa VM aninhada e assim por diante.
Quais hipervisores suportam virtualização aninhada e casos de uso para virtualização aninhada
Nem todos os hipervisores e sistemas operacionais oferecem suporte à virtualização aninhada. Os hipervisores que oferecem suporte à virtualização aninhada incluem os hipervisores KVM e VMware ESXi (chamados Nested ESXi). O ESXi aninhado também oferece suporte a hypervisors convidados Hyper-V, Xen e KVM a partir do ESXi versão 6.0.
A Microsoft introduziu suporte para virtualização aninhada com Hyper-V no Windows Server 2016.
A virtualização aninhada pode ser usada para fins de desenvolvimento e teste, treinamento de virtualização, fornecimento de virtualização de convidado para usuários finais, teste de implantação de “nuvens virtuais”, configurações de teste e outros casos em que a execução de vários hipervisores no mesmo servidor host pode ser necessária.