O controle de acesso à rede é uma abordagem abrangente para proteger todos os locais em uma rede em que os usuários podem entrar. O controle de acesso à rede (ou NAC) concentra-se no gerenciamento do acesso dos usuários à rede privada de uma empresa para evitar que invasores alcancem dados confidenciais. Alguns métodos de gerenciamento de acesso à rede incluem:
Protegendo endpoints Conforme as equipes mudam para o trabalho remoto e os funcionários se conectam a mais dispositivos, a tecnologia de endpoint se torna mais difícil de gerenciar. As empresas devem definir políticas para ter senhas nos dispositivos da empresa e talvez implementar uma rede privada virtual apenas para dispositivos de trabalho se o funcionário tiver outros dispositivos de IoT inseguros em sua casa. Os invasores podem acessar a rede da empresa por meio de um dispositivo inteligente conectado a outro dispositivo na rede.
Exigindo autenticação as políticas de autenticação multifator são um dos melhores métodos para controlar o acesso dos usuários à rede. Ao fazer login em contas da empresa que contêm dados importantes, os funcionários devem fornecer verificação.
Usando privado ou criptografado Wi-Fi conexões Wi-Fi público é inaceitável para acessar uma rede comercial; os invasores podem facilmente espionar e hackear uma sessão da Internet. Os funcionários devem ser obrigados a usar, pelo menos, uma conexão Wi-Fi privada.
Implementando controle de acesso à rede
O controle de acesso à rede envolve uma análise completa de cada ponto de acesso da empresa. As organizações devem ser pró-ativas e preparadas para ataques, definindo precauções com base nas vulnerabilidades existentes na rede. Uma organização também pode implementar análise de comportamento e aprendizado de máquina nas plataformas da empresa para detectar uma violação e responder de acordo. As políticas da empresa traga seu próprio dispositivo (BYOD) ajudam as empresas a reduzir alguns dos riscos de conectar dispositivos pessoais à rede da empresa.
Uma abordagem de confiança zero para a segurança da rede é uma das melhores maneiras de uma empresa controlar o acesso à rede: ela requer autenticação para vários segmentos da rede, não apenas a entrada inicial. Isso reduz o risco de um invasor violar o perímetro da rede e, em seguida, ter acesso a tudo dentro dela. Se cada conta e aplicativo também exigirem credenciais, o acesso de um invasor às informações confidenciais será reduzido.
O controle de acesso à rede é melhor para:
- Grandes organizações com muitos funcionários e dispositivos
- Empresas com grande número de trabalhadores remotos; endpoints espalhados por distâncias precisam ser monitorados
- Empresas que lidam com muitas informações confidenciais; a implementação do NAC pode ajudá-los a cumprir os regulamentos de conformidade, como GDPR e CCPA