(v) Para dividir a memória ou armazenamento em massa em seções isoladas. Em sistemas DOS, você pode particionar um disco e cada partição se comportará como uma unidade de disco separada. O particionamento é particularmente útil se você executa mais de um sistema operacional. Por exemplo, você pode reservar uma partição para Windows e outra para UNIX.
Além disso, o particionamento em máquinas DOS e Windows pode melhorar a eficiência do disco. Isso ocorre porque o sistema FAT usado por esses sistemas operacionais atribui automaticamente o tamanho do cluster com base no tamanho do disco: quanto maior o disco, maior o cluster. Infelizmente, grandes clusters podem resultar em desperdício de espaço em disco, chamado de espaço livre. Há todo um setor da indústria de software dedicado à construção de utilitários que permitem particionar seu disco rígido.
Em computadores Apple Macintosh, existem dois tipos de particionamento: hard e soft. O particionamento rígido é igual ao particionamento DOS - o disco é fisicamente dividido em diferentes seções. O particionamento flexível, por outro lado, não afeta fisicamente o disco, mas engana o Finder fazendo-o acreditar que o disco está particionado. A vantagem disso é que você pode particionar o disco sem afetar os dados nele. Com o particionamento rígido, geralmente é necessário reformatar todo o disco.
(n) Uma seção da memória principal ou armazenamento em massa que foi reservada para um aplicativo específico.
Consulte também “Formatando uma unidade de disco rígido” na seção “Você sabia ...?” seção da FileMemo.