Análise de Big Data

A análise de Big Data é o processo de coleta, organização e análise de grandes conjuntos de dados (chamados de Big Data) para descobrir padrões e outras informações úteis. A análise de Big Data pode ajudar as organizações a entender melhor as informações contidas nos dados e também ajudar a identificar os dados que são mais importantes para os negócios e futuras decisões de negócios. Os analistas que trabalham com Big Data geralmente desejam o conhecimento que vem da análise dos dados.

Análise de alto desempenho necessária

Para analisar um volume tão grande de dados, a análise de Big Data é normalmente realizada usando ferramentas de software e aplicativos especializados para análise preditiva, mineração de dados, mineração de texto, previsão e otimização de dados. Coletivamente, esses processos são funções separadas, mas altamente integradas de análises de alto desempenho. O uso de ferramentas e software de Big Data permite que uma organização processe volumes extremamente grandes de dados que uma empresa coletou para determinar quais dados são relevantes e podem ser analisados ​​para conduzir melhores decisões de negócios no futuro.

Os desafios

Para a maioria das organizações, a análise de Big Data é um desafio. Considere o grande volume de dados e os diferentes formatos dos dados (dados estruturados e não estruturados) que são coletados em toda a organização e as muitas maneiras diferentes de combinar, contrastar e analisar diferentes tipos de dados para encontrar padrões e outros negócios úteis em formação.

O primeiro desafio é quebrar os silos de dados para acessar todos os dados que uma organização armazena em locais diferentes e, frequentemente, em sistemas diferentes. Um segundo desafio é criar plataformas que possam extrair dados não estruturados tão facilmente quanto dados estruturados. Esse enorme volume de dados é normalmente tão grande que é difícil processá-lo usando métodos tradicionais de banco de dados e software.

Como a análise de Big Data é usada hoje

À medida que melhora a tecnologia que ajuda uma organização a quebrar silos de dados e analisar dados, os negócios podem ser transformados de todas as maneiras. Os avanços atuais na análise de big data permitem que os pesquisadores decodifiquem o DNA humano em minutos, prevejam onde os terroristas planejam atacar, determinem qual gene tem maior probabilidade de ser responsável por certas doenças e, claro, a quais anúncios você provavelmente responderá no Facebook .

Outro exemplo vem de uma das maiores operadoras de celular do mundo. A francesa Orange lançou seu projeto Data for Development, liberando dados de assinantes para clientes na Costa do Marfim. Os 2.5 bilhões de registros, que foram tornados anônimos, incluíam detalhes sobre ligações e mensagens de texto trocadas entre 5 milhões de usuários. Os pesquisadores acessaram os dados e enviaram propostas à Orange sobre como os dados poderiam servir como base para projetos de desenvolvimento para melhorar a saúde e segurança públicas. Os projetos propostos incluíam um que mostrava como melhorar a segurança pública rastreando dados de telefones celulares para mapear para onde as pessoas iam após emergências; outro mostrou como usar dados celulares para conter doenças. (fonte)

Os benefícios da análise de Big Data

As empresas estão cada vez mais buscando insights acionáveis ​​sobre seus dados. Muitos projetos de big data originam-se da necessidade de responder a perguntas específicas de negócios. Com as plataformas analíticas de big data adequadas, uma empresa pode impulsionar as vendas, aumentar a eficiência e melhorar as operações, atendimento ao cliente e gerenciamento de risco.

A empresa controladora da FileMemo, Qu thirty, entrevistou 540 tomadores de decisões empresariais envolvidos em compras de big data para saber quais áreas de negócios as empresas planejam usar a análise de Big Data para melhorar as operações. Cerca de metade de todos os entrevistados disseram que estavam aplicando análises de big data para melhorar a retenção de clientes, ajudar no desenvolvimento de produtos e obter vantagem competitiva.

Notavelmente, a área de negócios que recebe mais atenção diz respeito ao aumento da eficiência e otimização das operações. Especificamente, 62 por cento dos entrevistados disseram que usam análises de big data para melhorar a velocidade e reduzir a complexidade.