O Touch ID é um leitor de impressão digital em dispositivos iPhone e iPad mais recentes que permite aos usuários fazer login rapidamente em seus dispositivos, bem como autorizar transações sem a necessidade de inserir uma senha.
O “sensor de identidade de impressão digital” do Touch ID da Apple, como a empresa o chama, usa tecnologia de toque capacitivo para detectar a impressão digital de um usuário e, em seguida, usa a autorização para desbloquear com eficiência o smartphone, tablet ou notebook do usuário; comprar aplicativos ou outro conteúdo digital no iTunes e em outras lojas de mídia digital da Apple; autenticar compras do Apple Pay ou compras no aplicativo e muito mais.
Como os dados do Touch ID são armazenados e suporte para o Touch ID
Os dados de impressão digital do Touch ID são armazenados em um “enclave seguro” no chip do microprocessador principal do dispositivo, em vez de em um servidor remoto ou no iCloud da Apple, ajudando a aliviar algumas preocupações de segurança sobre a proteção dos dados de impressão digital de criminosos cibernéticos.
O Touch ID foi lançado pela primeira vez em 2013 no iPhone 5S e agora é compatível com iPhone 5S e smartphones posteriores, bem como iPad Pro, iPad Air 2 e iPad mini 3 e tablets posteriores e notebooks MacBook Pro. O iPhone 6S introduziu um sensor Touch ID de segunda geração que reconhece impressões digitais até duas vezes mais rápido que o sensor Touch ID de primeira geração utilizado em iPhones anteriores.
Para o próximo iPhone 8, há rumores de que a Apple está desenvolvendo um novo sensor Touch ID embutido na tela OLED do dispositivo. O novo sensor Touch ID contará com ultrassom para ler a impressão digital do usuário, em vez da tecnologia de toque capacitiva utilizada nos sensores TouchID anteriores.