Vmware vsphere

vSphere é um aplicativo de software de virtualização de servidor da VMware. Ele estreou em 2009 como o sucessor da solução de infraestrutura VMware da empresa e serve como uma plataforma completa para implementar e gerenciar infraestrutura de máquina virtual (VM) em grande escala. Às vezes chamado de sistema operacional em nuvem ou plataforma de data center virtualizado, o VMware vSphere permite que os departamentos de TI coloquem cargas de trabalho de aplicativos com eficiência nos recursos de computação mais econômicos disponíveis.

Com o lançamento do VMware vSphere 5.0, a empresa introduziu um modelo de preço vRAM que frustrou muitos clientes existentes, levando a VMware a acabar com o modelo de preço baseado em RAM em favor de um modelo de soquete por CPU que entrou em vigor com o VMware vSphere 5.1. A partir do início de 2014, o vSphere também foi empacotado como parte do VMware vCloud Suite.

O vSphere inclui os seguintes componentes:

  • VMware ESX / ESXi, um hipervisor tipo 1 que funciona como o servidor de virtualização
  • VMware vCenter Server, o utilitário de gerenciamento centralizado
  • VMware vSphere Client, que instala e gerencia máquinas virtuais por meio do hipervisor
  • VMware Virtual Machine File System (VMFS), um sistema de gerenciamento de arquivos de cluster de alto desempenho

Os concorrentes proeminentes do VMware vSphere incluem Microsoft Hyper-V, Oracle VM, Citrix Hypervisor e Red Hat Virtualization.

VMware vSphere vs. VMware Workstation

Embora sejam tecnologias de virtualização um tanto semelhantes, o vSphere e o Workstation são produtos de software distintos da VMware. Fundamentalmente, o VMware vSphere é um conjunto de ferramentas que ajudam a criar um servidor virtualizado robusto no contexto de um data center virtual. Por outro lado, o VMware Workstation é um hipervisor (semelhante ao ESXi) que é executado em uma escala muito menor. Workstation (ou Fusion para macOS) é executado em um único PC para executar várias pequenas máquinas virtuais com sistemas operacionais independentes, portanto, destina-se a usuários individuais em vez de grandes empresas.