A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é o processo de melhorar um site ou página da web para aumentar a qualidade e a quantidade do tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa. Um SEO bem-sucedido significa que uma página da web terá maior probabilidade de aparecer em uma posição superior na página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERP). O mecanismo de pesquisa mais popular é o Google, mas outros mecanismos de pesquisa (Bing, Yahoo, DuckDuckGo, etc.) também têm seus próprios algoritmos exclusivos para rastrear páginas da web e retornar os principais resultados da pesquisa.
Fatores de SEO
SEO é um processo complexo e em constante mudança. Existem muitos fatores que determinam a classificação de uma página específica, incluindo:
- Densidade de palavras-chave ou a frequência com que uma palavra ou frase direcionada aparece no conteúdo da página. (SEO é aprimorado por palavras-chave que são usadas de forma adequada).
- Taxa de rejeição ou a frequência com que um usuário visita a página e sai sem visitar nenhuma outra página. (A alta taxa de rejeição pode prejudicar o SEO.)
- Metadados, ou as informações que resumem o conteúdo da página.
- Tráfego de mídia social, que sinaliza indiretamente que uma página contém conteúdo de alta demanda. (Alto tráfego de mídia social é benéfico para SEO, mas a falta de tráfego de mídia social não tem necessariamente um impacto negativo.)
- Links, incluindo backlinks, links externos e links internos, que indicam credibilidade e relevância para e de outros conteúdos na internet. (O Google vê com bons olhos sites que direcionam estrategicamente o tráfego para outras fontes.)
- EAT (sigla do Google para expertise, autoridade e confiabilidade), que significa que uma página tem um autor confiável.
- Segurança, conforme representado pelo certificado SSL de um site, que os mecanismos de pesquisa usam para verificar se o site tem uma conexão segura e é seguro compartilhar informações pessoais.
- Velocidade de carregamento, ou o tempo que uma página da web leva para carregar completamente. (Velocidade de carregamento lenta pode prejudicar o SEO.)
- Capacidade de resposta móvel ou como uma página da web se ajusta a diferentes tamanhos de tela.
- Experiência do usuário ou os recursos que podem melhorar (ou diminuir) a interação do usuário com o conteúdo de uma página.
Como medir o SEO
As ferramentas de monitoramento de SEO, como o Google Search Console, facilitam a obtenção de dados instantâneos sobre o desempenho do mecanismo de pesquisa específico da página ou de todo o site. Os usuários podem encontrar informações sobre quais consultas geram a maior quantidade de tráfego para um determinado intervalo de datas, bem como a posição que uma página classifica para palavras-chave específicas.
Embora a classificação de pesquisa de uma página possa ser o indicador mais forte do desempenho de SEO, existem muitos outros indicadores de sucesso que são valiosos ao medir o SEO. O Google Analytics, outra plataforma de relatório de site, fornece contexto para outras métricas que podem ter impacto direto ou indireto na classificação SERP de uma página. Essas métricas incluem:
- Tempo de permanência na página
- Páginas por visita
- Tráfego móvel
- A taxa de rejeição
- Visitas de retorno