O que é protocolo de dados abertos (odata)?

OData, abreviação de Open Data Protocol, define um protocolo para a consulta e atualização de dados utilizando protocolos da Web existentes. OData é um protocolo baseado em REST para consultar e atualizar dados e é construído em tecnologias padronizadas como HTTP, Atom / XML e JSON. É diferente de outros serviços da web baseados em REST, pois fornece uma maneira uniforme de descrever os dados e o modelo de dados.

É considerada uma tecnologia flexível para permitir a interoperabilidade entre diferentes fontes de dados, aplicativos, serviços e clientes.

Padronização OData

Em maio de 2012, empresas como Citrix, IBM, Microsoft, Progress Software, SAP AG e WSO2 enviaram uma proposta à OASIS para iniciar o processo de padronização formal para OData. Muitos produtos e serviços da Microsoft oferecem suporte a OData, incluindo Microsoft SharePoint, Microsoft SQL Server Reporting Services e Microsoft Dynamics CRM. OData V4.0 foi oficialmente aprovado como um novo padrão OASIS em março de 2014 e foi submetido pelos membros do OASIS Open Data Protocol para uma revisão pública de 30 dias.

Os padrões e princípios de design OASIS OData

O protocolo suporta a descrição de modelos de dados e a edição e consulta de dados de acordo com esses modelos. Ele fornece facilidades para metadados, dados, consulta, edição, operações e vocabulários.

O OASIS OData Versão 4.0 segue estes princípios de design:

1) Prefira mecanismos que funcionem em uma variedade de armazenamentos de dados. Em particular, não assuma um modelo de dados relacional.

2) A extensibilidade é importante. Os serviços devem ser capazes de oferecer suporte à funcionalidade estendida sem interromper os clientes que desconhecem essas extensões.

3) Siga os princípios REST.

4) OData deve ser construído de forma incremental. Um serviço compatível muito básico deve ser fácil de construir, com trabalho adicional necessário apenas para oferecer suporte a recursos adicionais.

5) Mantenha a simplicidade. Aborde os casos comuns e forneça extensibilidade quando necessário.
[Fonte: O OData Versão 4.0 Parte 1: Protocolo]