Memória não volátil

A memória não volátil é uma forma de armazenamento de dados persistente que retém os dados enquanto não está conectado a uma fonte de alimentação. Ao contrário da RAM ou de qualquer outro tipo de memória principal, que está intimamente conectada à unidade de processamento central, a memória não volátil (NVM) não tem um caminho direto para a CPU. É muito mais lento do que a memória principal, mas armazena mais dados. Se os dados estiverem sendo executados na memória principal de um computador, eles serão processados ​​imediatamente, mas no momento em que o computador é desligado, toda a memória imediata se esgota. A memória não volátil é muito mais lenta e permanece no hardware correspondente indefinidamente sem exigir uma conexão com a capacidade de computação.

Existem dois tipos de memória não volátil: endereçada eletricamente e endereçada mecanicamente. Um dos exemplos mais populares de sistemas NVM eletricamente endereçados é a memória flash. A memória flash salva grandes quantidades de dados sem a necessidade de uma conexão constante com a energia. As unidades flash usam memória flash; eles se conectam a outro dispositivo usando uma porta USB e armazenam e modificam dados. As unidades flash são muito convenientes porque as portas USB se conectam a vários dispositivos e podem armazenar um grande número de arquivos. Exemplos de armazenamento NVM endereçado mecanicamente incluem drives de disco e fitas magnéticas.

A diferença entre memória não volátil e NVMe

NVMe (Non-Volatile Memory Express) usa um barramento PCI Express para ler drives de estado sólido e dar-lhes um acesso muito mais próximo à CPU, colocando os dados armazenados mais próximos da memória principal. O NVMe foi criado por especialistas em tecnologia que queriam acelerar o uso de memória não volátil. O NVMe tem mais linhas através das quais os dados podem passar do armazenamento para a memória principal, o que permite que mais dados cruzem esse caminho de uma vez. Embora o NVMe seja uma forma de memória não volátil, é apenas um tipo e foi projetado para funcionar em unidades de estado sólido, não em outro hardware.