A velocidade de transmissão é a taxa na qual os pacotes de dados cruzam uma rede de computadores de um servidor para outro. A velocidade de transmissão é normalmente medida em megabits por segundo (Mbps), o que equivale a um milhão de bits por segundo, embora as velocidades de gigabits e até mesmo terabits estejam se tornando comuns. A velocidade da luz é considerada a taxa ideal de transmissão de dados; a velocidade de transmissão através de cabos ou fios é uma fração ou porcentagem disso.
A velocidade de transmissão depende de:
- Os fios ou cabos usados na rede. Eles variam em Mbps.
- A distância entre dois servidores, os pontos de envio e recebimento. A distância pode afetar gravemente a velocidade de transmissão, a ponto de causar grande prejuízo financeiro se a conexão de rede de uma empresa for um pouco lenta, por exemplo.
- O número de pacotes sendo transmitidos por uma rede. Muitas solicitações em uma rede podem torná-lo lento.
Segurança e velocidade de transmissão
Latência se refere ao tempo que uma rede leva para processar pacotes de dados. O tamanho de um pacote e a distância entre os servidores afetam a latência, mas a criptografia também. Os dados que são transmitidos por uma rede também devem ser protegidos. Alguns cientistas de rede propõem que as redes façam contêineres, que armazenam quadros de rede de modo que apenas os tamanhos de pacote que cabem no quadro possam ser transmitidos ao mesmo tempo. Mas a maneira como os pacotes são transmitidos juntos e criptografados em um único quadro torna a transferência de dados mais eficiente. Parte da sobrecarga (recursos extras de computação) é eliminada quando os pacotes são transmitidos em contêineres.
A criptografia e outras medidas de segurança, portanto, não precisam aumentar a latência. Os pacotes de dados devem ser empacotados de forma eficiente e criptografados para melhor gerenciamento dos recursos de computação.
Velocidade de transmissão versus largura de banda
Largura de banda, um termo comumente usado para descrever a capacidade da rede, descreve a quantidade de dados que uma rede pode ou transmite em um determinado momento. A velocidade de transmissão, por outro lado, descreve a taxa na qual os dados são enviados pela rede. Eles são termos relacionados em rede, mas a largura de banda define melhor o volume de transmissão de dados que uma rede pode suportar, enquanto a velocidade de transmissão revela a rapidez com que a rede pode enviar esses dados.
Velocidade de transmissão e computação de ponta
Como a distância entre um servidor que transmite dados e o servidor que os recebe afeta a velocidade de transmissão, a mudança para a computação de borda colocando os servidores na borda de uma rede e mais perto dos dispositivos significaria menos distância para os pacotes cruzarem. Latência mais baixa é uma prioridade para redes; implementar uma tecnologia de ponta melhor permitiria uma velocidade de transmissão mais rápida. As redes 5G teriam o mesmo benefício.