Abreviatura de Banel YA Nossa Own Aaplicações, bem como BUild YA Nossa Own Apps, BYOA é uma evolução do termo BYOD (Traga seu próprio dispositivo) na consumerização de TI que se refere ao uso crescente de aplicativos pessoais pelos funcionários para aumentar a produtividade em seus ambientes de trabalho.
Exemplos de Traga seus próprios aplicativos abrangem a gama de aplicativos de sincronização e armazenamento em nuvem de terceiros, como Dropbox, aplicativos de colaboração como Skype e GoToMeeting, aplicativos de produtividade de trabalho como Google Docs e Evernote e aplicativos de rede social como LinkedIn.
Possíveis problemas de segurança com BYOA
Com os funcionários usando cada vez mais seus próprios smartphones, tablets e outros dispositivos de computação no trabalho, o uso de aplicativos introduzidos pelos funcionários também proliferou, com muitas organizações preocupadas com a segurança dos dados críticos usados dentro desses aplicativos, bem como a potencial falta de controle e gerenciamento de aplicativos BYOA.
Como resultado, embora a BYOA possa aumentar a produtividade da força de trabalho e o envolvimento dos funcionários, bem como reduzir despesas de capital e custos de treinamento associados ao software, pode fazê-lo com risco de segurança corporativa se as políticas de segurança e as melhores práticas não forem implementadas e seguidas de maneira adequada.
O desafio para muitas empresas e líderes corporativos de TI com BYOA e BYOD tornou-se atingir um equilíbrio ideal entre fornecer aos funcionários a flexibilidade e facilidade de uso via BYOA e BYOD para maximizar a produtividade, garantindo a governança e a segurança sobre o uso de recursos introduzidos por funcionários aplicativos e dispositivos.
Adotando a cultura de aplicativos BYOA e as lojas de aplicativos internas
Algumas empresas maiores estão adotando mais a “cultura de aplicativos” BYOA e adotaram a abordagem de permitir que os funcionários criem seus próprios aplicativos ou até mesmo configurem seus próprios diretórios de aplicativos internos de aplicativos BYOA aprovados. Essas lojas de aplicativos BYOA corporativas permitem que os funcionários acessem os aplicativos que os ajudam a ser mais produtivos, reduzindo o potencial de uso de aplicativos não aprovados.
Traga seu próprio acesso
Embora não seja tão comum, BYOA também pode significar Banel YA Nossa Own Acesso, um termo que se refere a funcionários remotos e em escritórios domésticos responsáveis por gerenciar seu acesso remoto sem fio à rede de sua empresa.