Pc

PC significa computador pessoal. Os PCs são computadores multifuncionais adequados para usuários finais individuais, ao contrário de computadores de alto desempenho que são normalmente reservados para especialistas de TI para realizar tarefas como o gerenciamento de servidores. Os PCs normalmente são executados em sistemas operacionais comerciais (SO), aplicativos de software comerciais e softwares de freeway e de código aberto.

Tipos de PCs

Os PCs podem ser classificados em duas categorias gerais: fixos ou portáteis.

PC estacionário

Os PCs fixos permanecem em um único local e são mais robustos em tamanho e funcionalidade do que os PCS portáteis. Os dois tipos principais de PCs fixos são computadores desktop e estações de trabalho.

  • Computadores desktop: O termo PC tornou-se sinônimo de computadores desktop. Esses PCs estacionários são computadores cujos componentes principais são mantidos em uma caixa de computador, às vezes chamada de torre. Este gabinete é separado para equipamentos externos usados ​​para operar o computador.
  • Estações de trabalho: Isso se refere a PCs de última geração usados ​​para executar aplicativos técnicos, matemáticos e científicos, normalmente em um ambiente profissional. Eles geralmente são conectados a uma rede maior por meio de uma rede local (LAN).

PC portátil

Ao contrário dos computadores desktop, os PCs portáteis hospedam todos os componentes principais, bem como o equipamento necessário para operar em um gabinete, incluindo chaves e uma tela. Alguns dos dispositivos portáteis mais comuns são laptops, tablets e smartphones.

Componentes do PC

Existem vários componentes que constituem um PC. Eles podem ser divididos em hardware e software.

Hardware para PC

Aqui estão alguns dos componentes de hardware mais importantes em um PC:

  • O CPU (unidade de processamento central) é o cérebro do computador. É o componente mais importante de um PC.
  • O GPU (unidade de processamento gráfico) é usado para criar e renderizar elementos para representações visuais 3D.
  • Dispositivos de armazenamento, incluindo HDDs (unidade de disco rígido) e SSDs (unidade de estado sólido), são usados ​​para armazenar e transferir dados.
  • O motherboard é a placa de circuito principal dentro de um PC. É usado para conectar todos os componentes de um computador à CPU para que possa implementar comandos.
  • O fonte de energia é o componente que fornece eletricidade para alimentar o PC.
  • Equipamento externo é usado para operar manualmente um PC. Os componentes externos mais comuns são monitores, teclados e mouses.

Software PC

Software é um programa digital usado para realizar tarefas. Ele pode ser instalado localmente ou entregue na nuvem como software como serviço (SaaS). O software mais importante é o sistema operacional. Ele gerencia o hardware do computador, bem como os outros recursos de software. Os sistemas operacionais mais populares são os sistemas Microsoft Windows, Mac, Linux e UNIX.

Os aplicativos são o segundo componente de software mais importante de um PC. Eles fornecem funcionalidade e ferramentas para o usuário final. Alguns aplicativos de software comumente usados ​​incluem e-mail, navegadores da web, SMS e processadores de texto.

História dos PCs

O Altair 8800 da Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS) é considerado o primeiro verdadeiro computador pessoal. Foi introduzido pela primeira vez em 1974. Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak desenvolveram o Apple I rodando no sistema operacional Macintosh, que eles logo seguiram com o muito mais popular Apple II em 1977.

Então, em 1981, a IBM entrou na briga com seu primeiro computador pessoal, conhecido como IBM PC. O IBM PC rapidamente se tornou o computador pessoal de escolha. Desde que o primeiro computador pessoal produzido pela IBM foi chamado de PC, cada vez mais o termo PC passou a significar IBM ou computadores pessoais compatíveis com a IBM, com exclusão de outros tipos de computadores pessoais, como Macs.

Nessa época, a Microsoft fez parceria com a IBM para executar seu sistema operacional Microsoft Windows em seus computadores de hardware. O sistema operacional Microsoft e a IBM, junto com o hardware da Intel, dominaram o mercado de PCs desde o início dos anos 90. O Mac OS da Apple é seu maior concorrente.