O gerenciamento de várias nuvens é o processo de monitoramento de infraestrutura, plataformas e aplicativos distribuídos em vários serviços de nuvem e certificando-se de que estão funcionando de acordo com os padrões operacionais. É uma estratégia de negócios que usa um ambiente multi-nuvem para atender às necessidades de uma empresa de forma eficiente e econômica. Semelhante ao gerenciamento de TI, o gerenciamento de várias nuvens fornece às empresas ferramentas de monitoramento e administração de alto nível para aproveitar as vantagens dos recursos de computação em nuvem que incluem várias soluções de software, ambiente e arquitetura de rede.
Alguns dos principais motivos pelos quais as organizações estão usando soluções baseadas em nuvem incluem despesas iniciais mínimas, custos operacionais flexíveis e escalonáveis e soluções prontamente disponíveis. Outro motivo atraente é o grande número de opções disponíveis. Por exemplo, uma solução em nuvem acessível pode atender às necessidades de contabilidade de uma empresa, enquanto outro fornecedor fornece uma plataforma de desenvolvimento de software fácil de usar. A mesma empresa pode usar um software de recrutamento online assistido por IA acessível por meio de uma nuvem pública, enquanto um banco de dados de informações do cliente é hospedado em uma nuvem privada para cumprir as leis regulatórias. Ele também pode ter dois provedores de serviços de nuvem lidando com dados de backup duplicados da empresa para minimizar o risco de perda de dados em tempos de desastres.
O gerenciamento de várias nuvens tornou-se necessário à medida que mais empresas usam vários serviços de nuvem e provedores de aplicativos. Seria difícil monitorar o fluxo e o status dos dados da empresa, bem como os acordos de nível de serviço provenientes de diferentes redes em nuvem sem uma estratégia geral de gerenciamento. Os provedores de serviços em nuvem não precisam sincronizar e se integrar uns aos outros, portanto, é responsabilidade da empresa escolher quais soluções são compatíveis e podem funcionar juntas.
A maioria dos serviços em nuvem vem com suas próprias ferramentas. À medida que uma empresa adiciona mais soluções em nuvem, fica mais complexo gerenciar todos os dados e informações de status provenientes dessas ferramentas. O gerenciamento de várias nuvens fornece o mecanismo para dar sentido a todas as informações. Ele permite que os administradores de rede e outros tomadores de decisão padronizem as integrações, otimizem o desempenho, controlem os custos, identifiquem áreas problemáticas e aprimorem a segurança. Um sistema de gerenciamento de várias nuvens oferece aos usuários uma interface única para uma visão geral para que possam implementar a estratégia da empresa.