Projeto Spartan é o codinome de um navegador da Web introduzido no sistema operacional Windows 10 da Microsoft que a empresa criou para substituir o venerável navegador Internet Explorer.
A Microsoft desenvolveu o navegador Project Spartan para ser mais ágil e rápido do que o IE, bem como para ser compatível com uma ampla variedade de computadores e dispositivos e construído especificamente para a Web mais modernizada.
Alguns dos recursos do Project Spartan incluem suporte integrado para Cortana, a tecnologia de assistente inteligente ativado por voz da Microsoft; recursos para “tinta” (escrever ou digitar diretamente em uma página da Web) por meio da integração com o Microsoft OneNote e, em seguida, compartilhar essas notas ou comentários com outras pessoas por e-mail ou rede social; e Listas de Leitura e Exibições de Leitura para uma abordagem mais organizada e gerenciada de maneira eficiente à navegação na web.
Compatibilidade com sites projetados para Internet Explorer
O Projeto Spartan foi desenvolvido para garantir a compatibilidade com sites existentes que foram projetados para o Internet Explorer carregando dinamicamente o mecanismo do Internet Explorer 11 para sites legados quando necessário, enquanto opta pelo novo mecanismo de renderização do Projeto Spartan ao carregar sites mais modernizados.
Os usuários interessados em dar uma olhada no Projeto Spartan tiveram a oportunidade de baixar o novo navegador como parte de uma versão atualizada do Windows 10 Technical Preview disponível em março de 2015 antes do lançamento oficial do sistema operacional no final do mesmo ano.
Projeto Spartan se torna Microsoft Edge
Em abril de 2015, a Microsoft anunciou que o Project Spartan seria oficialmente denominado Microsoft Edge. O Microsoft Edge será o único navegador no Windows Phone 10 e será o navegador padrão no Windows 10, com o Internet Explorer 11 disponível para apresentar sites legados.