O teste de aceitação do usuário (UAT) é uma forma de teste de produto que avalia a capacidade de um produto de atender aos requisitos e expectativas de negócios de nível superior. Em processos de desenvolvimento ideais, o UAT é executado em uma base frequente e contínua para garantir que o projeto permaneça alinhado com o escopo inicial.
O UAT geralmente é realizado em um ambiente controlado com um painel de usuários que são guiados por casos de teste do mundo real. O UAT também pode incluir estágios de teste alfa e beta, em que um produto é amplamente lançado (às vezes para o público em geral) com o objetivo de identificar bugs em casos de uso mais diferenciados. Os testes alfa e beta são geralmente feitos no próprio ritmo pelos usuários e reservados para o final do cronograma de desenvolvimento do projeto.
O objetivo do UAT é testar a conclusão e a consistência de um produto para que quaisquer ajustes necessários possam ser feitos enquanto ele ainda está em desenvolvimento, em vez de perceber que o software é incapaz de suportar as operações do dia a dia depois de já ter sido lançado. O UAT completo pode economizar uma quantia significativa de dinheiro em atualizações pós-lançamento caras.
Considerações UAT
- Design e planejamento: O design do UAT de um produto deve priorizar as expectativas de nível superior. As atribuições internas do UAT são estruturadas de forma que atinjam o cerne de um cenário específico, de forma que a usabilidade do produto possa ser medida de acordo. Da mesma forma, um UAT eficaz tem padrões e métricas claros que determinarão quando o teste for concluído.
- Seleção de assuntos de teste: Dependendo do projeto, As cobaias do UAT são geralmente o cliente ou usuários finais. Embora testadores profissionais e membros da equipe de produto sejam assuntos valiosos para outros ambientes de teste, os objetivos do UAT são mais bem avaliados quando o assunto não está familiarizado com o produto e não é compensado por suas respostas. As disciplinas UAT ideais são capazes de fornecer feedback objetivo e completo.
- Documentação e correções: Além de documentar a estrutura para o teste (o escopo, proprietário, participantes, etc.), a metodologia UAT bem-sucedida manterá o controle dos resultados esperados, resultados dos testes, priorização de tarefas e atualizações em tempo real conforme as mudanças são implementadas. Uma documentação clara torna as correções de bugs e a relação causal entre as atualizações subsequentes mais fáceis de controlar.
- Cancelar assinar: Os critérios para aprovação do UAT (conforme determinado na fase de design e planejamento) indicarão quando um produto está pronto para consumo geral. A aprovação indica que todos os bugs de alta e média prioridade foram corrigidos e a produção está pronta para começar. Isso não apenas torna o teste eficiente, mas também dá aos desenvolvedores uma visão clara do que acontecerá (ou, mais apropriadamente, do que não acontecerá) durante o lançamento do produto.