O que é o modo de transferência assíncrona (atm)?

Abreviatura de Asíncrono Transfer Mode, ATM é um tipo de tecnologia de rede baseada na transferência de dados em células ou pacotes de tamanho fixo. A célula usada com ATM é relativamente pequena em comparação com unidades usadas com tecnologias mais antigas. O tamanho pequeno e constante da célula permite que o equipamento ATM transmita vídeo, áudio e dados de computador pela mesma rede e garante que nenhum tipo de dados monopolize a linha.

Algumas pessoas pensam que o ATM tem a resposta para o problema da largura de banda da Internet, mas outras são céticas. O ATM cria um canal fixo, ou rota, entre dois pontos sempre que a transferência de dados começa. Isso difere do TCP / IP, no qual as mensagens são divididas em pacotes e cada pacote pode seguir uma rota diferente da origem ao destino. Essa diferença torna mais fácil rastrear e faturar o uso de dados em uma rede ATM, mas torna-a menos adaptável a picos repentinos no tráfego da rede.

Ao adquirir o serviço de caixa eletrônico, você geralmente tem uma escolha de quatro tipos diferentes de serviço:

  • taxa de bits constante (CBR): especifica uma taxa de bits fixa para que os dados sejam enviados em um fluxo constante. Isso é análogo a uma linha alugada.
  • taxa de bits variável (VBR): fornece uma capacidade de transferência especificada, mas os dados não são enviados uniformemente. Esta é uma escolha popular para dados de voz e videoconferência.
  • taxa de bits disponível (ABR): fornece uma capacidade mínima garantida, mas permite que os dados sejam expandidos em capacidades maiores quando a rede estiver livre.
  • taxa de bits não especificada (UBR): não garante nenhum nível de rendimento. Isso é usado para aplicativos, como transferência de arquivos, que podem tolerar atrasos.