O gerenciamento de recursos de tecnologia da informação (TI) é o processo de planejamento, alocação e controle de recursos de TI. A TI é um componente importante de uma empresa, usado para dar suporte às operações, bem como criar valor por meio de inovação e eficiência. Um recurso de TI é qualquer ativo da empresa relacionado à TI. Esses recursos podem incluir recursos tangíveis, como hardware, infraestrutura, dispositivos de rede, mídia de armazenamento e recursos intangíveis, como software, licenças e documentos e arquivos eletrônicos. Os recursos de TI também podem incluir conhecimentos e habilidades de TI disponíveis.
O gerenciamento de recursos de TI, junto com outros processos de TI, forma a estratégia coletiva de gerenciamento de TI usada por uma empresa para garantir que toda a unidade de negócios de TI apóie os objetivos, missão e visão da empresa. Isso significa que qualquer projeto que requer recursos de TI precisa passar pelo gerenciamento de recursos de TI. Da mesma forma, um recurso de TI usado sem nenhuma contribuição ou benefício claro para ajudar a empresa a atingir seus objetivos pode ser considerado um desperdício de uso desse recurso.
Para garantir que o gerenciamento de recursos de TI seja eficaz, diferentes técnicas podem ser aplicadas. A alocação de recursos é a atribuição programada de um recurso disponível. Informações sobre a hora ou período exato em que um recurso está disponível são importantes para que essa técnica seja eficaz.
O nivelamento de recursos é outra técnica que visa descobrir recursos sub ou superutilizados para que possam ser alterados para sua configuração otimizada. A previsão de recursos é uma técnica que prevê as necessidades futuras de recursos com base em projetos anteriores, demandas atuais, tendências futuras, planejamento de capacidade, crescimento da organização e taxas de desgaste.
O gerenciamento de recursos de TI permite que as empresas usem seus valiosos recursos de forma criteriosa. A pesquisa mostrou que o uso adequado e prudente dos recursos de TI resultou na melhoria dos recursos financeiros da empresa. As melhores práticas de gerenciamento de recursos de TI também aumentaram a capacidade das empresas de aumentar outros recursos com recursos de TI, e tudo isso leva a uma maior melhoria de desempenho.