Security as a Service, ou SECaaS, é um serviço de segurança de TI de terceiros que as empresas podem usar no lugar de suas próprias ferramentas e equipes de segurança locais. O SECaaS pode ser tão simples quanto um software antivírus na Internet ou tão complicado quanto entregar toda a infraestrutura de segurança de uma organização a um provedor de serviços gerenciados.
O SECaaS economiza para as organizações o custo de um grande investimento inicial em software e hardware de segurança, em vez de pagar por serviços de provedores de nuvem por assinatura, semelhante a um modelo de negócios de Software como Serviço (SaaS).
O SECaaS tem tantas variações possíveis quanto existem tecnologias de segurança. Uma empresa pode recorrer a um provedor SECaaS para compensar a falta de pessoal em uma única área. O SECaaS pode ser usado para uma finalidade específica, como segurança de e-mail ou endpoint ou gerenciamento de firewall. Uma pequena empresa pode usar um provedor de serviços de segurança para monitorar a segurança e responder a incidentes noturnos e finais de semana.
Benefícios da segurança como serviço
O SECaaS oferece às organizações muitos benefícios, incluindo:
-
Uma maneira fácil de obter as melhores e mais recentes ferramentas de segurança, pois os provedores de serviço devem manter suas ferramentas atualizadas e com patches para manter sua reputação comercial e atender aos requisitos do cliente
-
Acesso a especialistas em segurança conforme necessário, deixando o pagamento e a contratação para o provedor de serviços
-
Economizando em custos de segurança, assinando apenas os serviços de que uma organização precisa, quando eles são necessários
Terceirizar a segurança também pode liberar os funcionários de uma organização para se concentrarem em iniciativas estratégicas de maior valor.
Escolhendo um Provedor SECaaS
As empresas ainda devem se esforçar para escolher o melhor provedor SECaaS possível para elas, examinando a disponibilidade, os tempos de resposta, a reputação, o custo, os serviços oferecidos e muito mais do provedor de serviços.