O que é segurança de borda?

Segurança de computação de ponta, ou simplesmente segurança de ponta, refere-se à proteção de dados que residem ou se movem por meio de dispositivos, longe de centros de dados centralizados ou ambientes de nuvem. A proliferação de dispositivos da Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis e pontos de rede díspares criou mais preocupações com a segurança dos dados do que nunca e tornou muito mais difícil garantir a privacidade das informações do consumidor e outros dados confidenciais.

Como resultado, a segurança de ponta apresentou desafios adicionais para a equipe de TI de segurança que exige atenção ágil a novas ameaças e medidas proativas para prevenir hackers.

As ferramentas e processos de segurança implantados para ambientes centralizados, como data centers corporativos e ambientes em nuvem, muitas vezes não são tão adequados para ambientes de computação de ponta mais descentralizados, onde os dispositivos tendem a não ter configurações semelhantes e apresentam vulnerabilidades diferentes.

Dicas e práticas recomendadas de segurança do Edge para empresas

Para fornecer segurança de computação de ponta, as empresas precisam, no mínimo, garantir que todos os dados que passam por endpoints corporativos e / ou armazenados em dispositivos corporativos sejam criptografados e que a conectividade na ponta utilize autenticação segura multifator e SSL / TLS ou segurança de nível empresarial semelhante.

Mesmo com essas medidas, a segurança de ponta pode ser comprometida por uma ampla variedade de problemas, como vulnerabilidades de dia zero, sistemas operacionais não corrigidos, aplicativos de software desatualizados, credenciais de login fracas e muito mais.

E com os dispositivos físicos de ponta normalmente utilizando uma gama mais diversificada de sistemas operacionais e aplicativos de software, bem como a necessidade de gerenciamento e monitoramento remotos, não faltam desafios de segurança de ponta para as equipes de segurança corporativa. Isso também torna a segurança de ponta um plano de carreira cada vez mais popular e geralmente bastante lucrativo para profissionais de TI.