A local-avenda network (LAN) é uma rede de computadores que abrange uma área relativamente pequena. Na maioria das vezes, uma LAN está confinada a uma única sala, edifício ou grupo de edifícios; no entanto, uma LAN pode ser conectada a outras LANs a qualquer distância por meio de linhas telefônicas e ondas de rádio.
Um sistema de LANs conectado dessa forma é chamado de rede de longa distância (WAN). A diferença entre uma LAN e uma WAN é que a rede de longa distância abrange uma área geográfica relativamente grande. Normalmente, uma WAN consiste em duas ou mais redes locais (LANs) e geralmente são conectadas por meio de redes públicas.
Nós em uma LAN
A maioria das LANs conecta estações de trabalho e computadores pessoais. Cada nó (computador individual) em uma LAN tem sua própria CPU com a qual executa programas, mas também é capaz de acessar dados e dispositivos em qualquer lugar da LAN. Isso significa que muitos usuários podem compartilhar dispositivos caros, como impressoras a laser, bem como dados. Os usuários também podem usar a LAN para se comunicarem, enviando e-mail ou participando de sessões de chat.
As LANs são capazes de transmitir dados a taxas muito rápidas, muito mais rápidas do que os dados podem ser transmitidos por uma linha telefônica; mas as distâncias são limitadas e também há um limite no número de computadores que podem ser conectados a uma única LAN.
Leitura recomendada: Guia de estudo de topologia de rede da FileMemo.
Tipos de redes locais (LANs)
Existem muitos tipos diferentes de LANs, sendo as Ethernets as mais comuns para PCs. A maioria das redes Apple Macintosh é baseada no sistema de rede AppleTalk da Apple, que é integrado aos computadores Macintosh. As seguintes características diferenciam uma LAN da outra:
- Topologia: A disposição geométrica dos dispositivos na rede. Por exemplo, os dispositivos podem ser dispostos em anel ou em linha reta.
- Protocolos: As regras e especificações de codificação para enviar dados. Os protocolos também determinam se a rede usa uma arquitetura ponto a ponto ou cliente / servidor.
- Meios de comunicação: Os dispositivos podem ser conectados por fios de par trançado, cabos coaxiais ou cabos de fibra óptica. Algumas redes funcionam sem conectar completamente a mídia, comunicando-se por ondas de rádio.
Implantando uma LAN sem fio
As redes sem fio são relativamente fáceis de implementar hoje em dia, especialmente quando comparadas à perspectiva de ter que rotear os fios ao implantar uma nova rede com fio ou reformar uma existente. A primeira etapa no planejamento de uma implantação de LAN sem fio deve ser decidir sobre seu padrão de tecnologia de rede sem fio. Lembre-se de que o padrão de que você precisa para acomodar seus pontos de acesso de rede e roteadores, bem como toda a coleção de placas de interface de rede sem fio (NICs) para seus computadores e outros recursos de rede.
Leitura recomendada: Artigo da FileMemo: Como implantar uma LAN sem fio?
Trabalhos relacionados: Administrador de rede LAN
O administrador da rede LAN é responsável por manter a rede local de uma organização. Na maioria dos casos, a LAN abrange um único local geográfico, como um escritório corporativo. As responsabilidades do trabalho de um administrador de rede LAN incluem: instalação de componentes de rede LAN, rastreamento e renovação de licenças de software e equipamento, monitoramento de desempenho de LAN, atualização de software e hardware de rede LAN, criação de redundância de rede e backups para garantir a continuidade em caso de falha de rede e instalação software e hardware para garantir a segurança da rede local.
Você sabia o que é um adaptador LAN?
Uma frase popular e tecnológica é o adaptador LAN. Este é o nome alternativo mais comum e genérico para uma placa de interface de rede (NIC). Hoje, produtos semelhantes, como um adaptador de LAN USB sem fio ou um adaptador de LAN Wii, também são chamados de adaptador de LAN.