Desenvolvimento ágil é uma frase usada para descrever metodologias para desenvolvimento de software incremental. É uma alternativa ao gerenciamento de projeto tradicional, onde a ênfase é colocada em capacitar as pessoas para colaborar e tomar decisões em equipe, além de planejamento contínuo, teste contínuo e integração contínua.
O Manifesto Ágil
O desenvolvimento ágil é usado para descrever qualquer processo de desenvolvimento que esteja alinhado com os conceitos do Manifesto ágil. Esta conhecida documentação foi desenvolvida por líderes na indústria de software e é baseada na experiência com o que funciona e o que não funciona no desenvolvimento de software.
O Manifesto for Agile Software Development diz:
“Estamos descobrindo melhores maneiras de desenvolver software fazendo isso e ajudando outros a fazerem. Por meio deste trabalho, chegamos a valorizar:
- Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas
- Software de trabalho sobre documentação abrangente
- Colaboração do cliente sobre negociação de contrato
- Respondendo à mudança sobre seguir um plano
Ou seja, embora haja valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda ”.
Princípios por trás do Manifesto Ágil
O desenvolvimento ágil usa 12 princípios orientadores que são projetados para satisfazer o cliente por meio da entrega antecipada e contínua de software valioso. Os princípios incluem:
- Entregue software funcional com freqüência, de algumas semanas a alguns meses, com preferência para a escala de tempo mais curta.
- O software funcional é a principal medida de progresso.
- O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e dentro de uma equipe de desenvolvimento é a conversa face a face.
- As melhores arquiteturas, requisitos e designs surgem de equipes auto-organizadas.
- Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e, em seguida, sintoniza e ajusta seu comportamento de acordo.
(Fonte: Princípios por trás do Manifesto Ágil)
Consulte o termo relacionado: DevOps Development and Operations.