Protetor de surto

O que é um protetor contra surtos?

Um dispositivo que protege o computador e outros dispositivos eletrônicos de picos de energia elétrica, ou voltagem transiente, que fluem da fonte de alimentação. A voltagem padrão americana para residências e edifícios de escritórios é de 120 volts. Qualquer coisa acima desse valor é considerada temporária e pode danificar dispositivos eletrônicos que estão conectados a uma tomada. Mesmo que os picos de energia sejam tão breves que sejam medidos em nanossegundos, eles podem causar danos consideráveis ​​ao equipamento eletrônico.

Como funciona

Um filtro de linha funciona canalizando a tensão extra para o fio de aterramento da tomada, evitando que ela flua pelos dispositivos eletrônicos e, ao mesmo tempo, permitindo que a tensão normal continue ao longo de seu caminho. Os surtos elétricos podem danificar o equipamento do computador ao queimar seus fios ou gradualmente ao longo do tempo desgastar os componentes internos do dispositivo e até mesmo apagar quaisquer dados salvos. Os protetores de sobretensão também podem proteger as linhas de telefone e cabo, pois também transportam corrente elétrica.

Protetores contra sobretensão e raios

É um mal-entendido comum que os estabilizadores de energia protegerão os sistemas contra raios, a fonte mais conhecida de picos de energia. Mesmo os protetores contra sobretensão mais eficazes não podem proteger o equipamento do aumento repentino na pressão elétrica de milhões de volts que o raio pode fornecer.

A melhor maneira de evitar danos durante uma tempestade com raios é desconectar os dispositivos que podem ser irreparavelmente danificados. Os protetores de sobretensão protegem mais comumente o equipamento de picos de baixa tensão que ocorrem com freqüência na fiação elétrica moderna. Por exemplo, dispositivos como geladeiras e condicionadores de ar requerem grandes quantidades de energia para ligar e desligar motores e compressores, criando picos de energia que interrompem o fluxo constante de voltagem. Fiação defeituosa, linhas de energia caídas e equipamentos com defeito na fonte de energia (empresa de serviços públicos) podem causar picos de energia também.

Os protetores de surto também são chamados de réguas de energia, supressores de surto e supressores de transientes.