Linguagem de programação

Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais para instruir um computador ou dispositivo de computação a realizar tarefas específicas. O termo linguagem de programação geralmente se refere a linguagens de alto nível, como BASIC, C, C ++, COBOL, Java, FORTRAN, Ada e Pascal.

Cada linguagem de programação possui um conjunto único de palavras-chave (palavras que ela entende) e uma sintaxe especial para organizar as instruções do programa.

Linguagens de programação de alto nível

As linguagens de programação de alto nível, embora simples em comparação às linguagens humanas, são mais complexas do que as linguagens que o computador realmente entende, chamadas de linguagens de máquina. Cada tipo diferente de CPU tem sua própria linguagem de máquina exclusiva.

Entre as linguagens de máquina e as linguagens de alto nível estão as linguagens chamadas linguagens assembly. As linguagens assembly são semelhantes às linguagens de máquina, mas são muito mais fáceis de programar porque permitem que um programador substitua números por nomes. As linguagens de máquina consistem apenas em números.

Acima das linguagens de alto nível estão as linguagens chamadas linguagens de quarta geração (geralmente abreviadas como 4GL). 4GLs estão muito distantes das linguagens de máquina e representam a classe de linguagens de computador mais próxima das linguagens humanas.

Converter para linguagem de máquina

Independentemente de qual linguagem você usa, eventualmente você precisa converter seu programa em linguagem de máquina para que o computador possa entendê-lo. Existem duas maneiras de fazer isso:

1) Compile o programa.
2) Interprete o programa.

Leitura recomendada: Consulte compilar e interpretar para obter mais informações sobre esses dois métodos.

A questão de qual idioma é o melhor é aquela que consome muito tempo e energia entre os profissionais de informática. Cada idioma tem seus pontos fortes e fracos. Por exemplo, FORTRAN é uma linguagem particularmente boa para processar dados numéricos, mas não se presta muito bem à organização de programas grandes. Pascal é muito bom para escrever programas bem estruturados e legíveis, mas não é tão flexível quanto a linguagem de programação C. C ++ incorpora recursos orientados a objetos poderosos, mas é complexo e difícil de aprender.

As principais linguagens de programação?

De acordo com o ranking interativo do IEEE Spectrum, Python é a principal linguagem de programação de 2017, seguida por C, Java e C ++. É claro que a escolha de qual linguagem usar depende do tipo de computador em que o programa será executado, de que tipo de programa ele é e da experiência do programador.

Imagem: Classificação IEEE Spectrum Interactive (2017)