O email Exchange, também conhecido como Microsoft Exchange, é a solução de servidor de email da Microsoft. É composto de um servidor de e-mail, cliente de e-mail e vários aplicativos de groupware. Ele é executado exclusivamente em sistemas operacionais Windows Server. Em vez do protocolo cliente / servidor típico de POP3, projetado para excluir e-mails no servidor sempre que baixado por um usuário, o Microsoft Exchange foi projetado para centralizar a comunicação e mantê-la armazenada e com backup em um banco de dados executando o sistema operacional Windows Server.
A primeira versão do Exchange foi o Exchange Server 4.0 lançado em 1996. Ele serviu como o sucessor do Microsoft Mail 3.5. Em 2020, havia dez lançamentos do Microsoft Exchange, sendo o último o Exchange Server 2019. Este servidor de e-mail é a tecnologia que capacita serviços baseados em nuvem, como Outlook.com e Office.com.
Recursos do Microsoft Exchange
O Microsoft Exchange foi desenvolvido para clientes corporativos e inclui recursos de organização e comunicação, como:
- Hospedagem de e-mail
- Calendário colaborativo
- Gerenciamento de contatos
- Gerenciamento colaborativo de tarefas
- Notas e arquivos
O servidor de e-mail usa principalmente um protocolo proprietário denominado Messaging Application Programming Interface (MAPI) para falar com clientes de e-mail e é licenciado como local e SaaS.
Exchange Server 2019
A versão mais recente do Exchange e-mail da Microsoft é o Exchange Server 2019, lançado em outubro de 2018. Ele só pode ser implantado no Windows Server 2019. Ele fornece failover significativamente mais rápido e confiável entre servidores. Ele foi projetado para aproveitar as vantagens do hardware de armazenamento mais recente, como discos maiores e unidades de estado sólido. Um recurso importante da nova versão é que ele pode ser instalado no Windows Server Core, que é uma opção de instalação minimalista do Windows Server. Outros novos recursos incluem:
- 256 GB de memória e 48 núcleos de CPU suportam
- Permite acesso externo ao centro de administração do Exchange
- Emprega alocação dinâmica de cache de memória para otimizar o uso de memória para bancos de dados ativos
- Oferece aos usuários mais opções de ausência temporária
- Permite que os administradores atribuam e deleguem permissões
- Permite que endereços de e-mail que contenham caracteres diferentes do inglês sejam roteados e entregues nativamente