Processamento de sinal digital (DSP) é o uso de processamento digital para realizar uma ampla variedade de operações de processamento de sinal, mais comumente sinais de áudio. Ele manipula informações analógicas, como áudio ou fotografias que foram convertidas em formato digital.
Os processadores de sinais digitais, também chamados de DSP, são fundamentais para a tecnologia digital e são encontrados dentro de dispositivos como fones de ouvido, smartphones, alto-falantes inteligentes e sistemas de entretenimento de veículos. O DSP tem muitas vantagens sobre o processamento analógico, como detecção e correção de erros na transmissão e compressão de dados.
Como funciona um DSP
Um sinal requer processamento para que as informações que ele contém possam ser exibidas, analisadas ou convertidas em outro tipo de sinal. Um DSP pega sinais do mundo real que foram digitalizados, como voz, áudio e vídeo, e os manipula matematicamente para o formato digital de 1 e 0. O DSP processa essas informações e as realimenta para uso no mundo real. Tudo isso ocorre em alta velocidade.
Um DSP contém estes componentes principais:
- Memória de programa: Armazena os programas necessários para processar dados
- Memória de dados: Armazena as informações a serem processadas
- Compute engine: Executa o processamento matemático, acessa o programa a partir da memória do programa e os dados da memória de dados
- Input / output: Tem uma variedade de funções para se conectar ao mundo exterior
DSP usa
Um DSP pode melhorar um sinal de áudio de várias maneiras:
- Conversão A / D, D / A (analógico para digital, digital para analógico): Um DSP pode converter um sinal analógico em dados digitais, processar os dados e depois convertê-los de volta em analógico sem afetar a qualidade do áudio. Isso permite que um microfone seja conectado diretamente a um DSP sem a necessidade de um dispositivo separado.
- Cancelamento do Eco acústico: Um DSP pode evitar ecos indesejados subtraindo o áudio do sinal do microfone antes que qualquer eco possa ocorrer.
- Controle Automático de Ganho: Um DSP pode automatizar e equilibrar o volume, para que o sinal nunca fique muito alto ou muito baixo.
- Gating: Um DSP pode distinguir entre sons necessários, como vozes, e ruídos indesejados, como papel amassado e passos. Quando o ruído é captado pelo microfone, o algoritmo DSP bloqueia o microfone para que o ruído indesejado não interfira.