A impressão tridimensional (3D), também conhecida como manufatura aditiva, é o processo de fazer um objeto sólido tridimensional a partir de um arquivo digital. A impressão pode ser feita com plástico, resina e até mesmo metal. Para imprimir um objeto 3D, um modelo digital deve ser criado usando o design auxiliado por computador (CAD). O design é então importado para o software de impressão 3D, onde o modelo é dividido em camadas para ser lido pela impressora 3D. A impressora então produz camadas de material umas sobre as outras.
Um objeto impresso em 3D é criado usando processos aditivos. Um processo aditivo envolve a criação de um objeto estabelecendo camadas sucessivas de material até que o objeto seja concluído. Se o objeto fosse cortado em dois, as camadas em fatias finas seriam aparentes. A impressão 3D contrasta com a manufatura subtrativa, onde um objeto é criado cortando ou esvaziando uma peça de metal ou plástico.
Tipos de impressoras 3D
Existem vários tipos de impressoras 3D que usam processos diferentes para criar objetos, incluindo:
- Modelagem de deposição fundida (FDM): Constrói objetos camada por camada, de baixo para cima, aquecendo e extrudando filamentos termoplásticos. É o único tipo de impressora 3D que usa termoplásticos de nível de produção, o que significa que os itens criados têm melhores atributos mecânicos, térmicos e químicos.
- Estereolitografia (SLA): Opera com um excesso de plástico líquido que eventualmente endurece e se transforma em um objeto sólido. Depois que o plástico endurece, a impressora a laser forma outra camada até que todo o processo seja concluído. Depois de concluída a impressão, o objeto é enxaguado com solvente e colocado em um forno ultravioleta para concluir o processamento.
- Processamento de luz digital (DLP): Usa micro-espelhos digitais dispostos em um chip semicondutor. Essa mesma tecnologia é encontrada em telefones celulares e projetores de filme. Ele aplica um painel de tela de cristal líquido à superfície da camada impressa. Ele endurece rapidamente quando exposto à luz forte.
- Sinterização seletiva a laser (SLS): Usa um laser como fonte de alimentação para formar itens impressos fortes. O material usado para esse tipo de impressão varia de náilon, vidro e cerâmica a metais como alumínio, prata e aço.
Outros tipos de impressoras 3D incluem fusão seletiva a laser, fabricação de objetos laminados e fusão digital de feixe. Esses tipos de impressoras são mais antigos e, à medida que novas tecnologias surgem, tornam-se obsoletas ou economicamente inviáveis.
Usos de impressão 3D
A impressão 3D pode ser usada em casa, mas também é útil para muitos setores:
- A indústria aeroespacial e de defesa usa impressoras 3D para criar coisas como dutos de ar, painéis de parede e alguns componentes de metal estruturais.
- A indústria automotiva usa essas impressoras como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento e prototipagem de produtos.
- A indústria odontológica cria produtos odontológicos, como coroas, pontes e talas dentais que combinam perfeitamente com a anatomia do paciente.
- Na indústria da beleza, as varinhas de rímel impressas em 3D são um produto popular.