Armazenamento como serviço (STaaS) é um serviço em nuvem oferecido por provedores de armazenamento a organizações que preferem alugar infraestrutura para suas necessidades de armazenamento de dados em vez de comprá-la e gerenciá-la no local. Os fornecedores que oferecem armazenamento como serviço geralmente são provedores de serviços em nuvem, mas STaaS também pode significar infraestrutura local, semelhante a uma nuvem privada. As pequenas empresas costumam usar o STaaS porque é mais difícil para uma pequena empresa gerenciar e pagar por sua própria infraestrutura. Mas empresas de qualquer tamanho podem usar o STaaS porque é flexível e conveniente.
Benefícios do armazenamento como serviço
Os benefícios do STaaS incluem:
Economia: Provedores de armazenamento como serviço geralmente oferecem um plano de pagamento por uso ou uma taxa mensal. Isso é atraente para as empresas porque seus pagamentos são baseados mais nos serviços de armazenamento reais que usarão, sem perda de capacidade. Os planos de pagamento STaaS também permitem que os usuários façam orçamentos com mais precisão.
Segurança: Os provedores de STaaS usam vários métodos de proteção de dados, incluindo criptografia. O uso do STaaS às vezes oferece a opção de armazenar dados em vários locais, o que pode ajudar a prevenir a perda de dados no caso de um desastre natural ou outro acidente destruir uma instalação de armazenamento.
Flexibilidade: Diferentes provedores de STaaS geralmente oferecem métodos diferentes de armazenamento de dados, o que significa que as empresas podem escolher o método de armazenamento correto para os dados em questão. Eles também podem acessar dados armazenados rapidamente de provedores de nuvem quando precisarem.
Três tipos de armazenamento de dados
Os três métodos mais comuns de armazenamento de dados apresentam vantagens e desvantagens e são adequados para diferentes necessidades de armazenamento.
Bloquear armazenamento divide os conjuntos de dados em segmentos chamados blocos, que voltam juntos quando recuperados do armazenamento. O armazenamento em bloco é útil para empresas que precisam acessar dados e fazer alterações neles rapidamente. No entanto, não é muito flexível e não armazena dados desorganizados.
Armazenamento de arquivo é extremamente organizado: os dados caem em arquivos, pastas e diretórios. O armazenamento de arquivos beneficia empresas que precisam organizar dados estruturados. Ele não armazena muitos dados, portanto, as empresas que precisam armazenar grandes quantidades de dados não estruturados não devem usar o armazenamento de arquivos.
Armazenamento de objetos coloca qualquer forma de dados brutos em objetos, ou blobs, dentro de um pool de dados. É muito acessível e escalonável e permite que as empresas recuperem dados facilmente usando os metadados de cada objeto. O armazenamento de objetos é a melhor escolha para empresas que precisam armazenar enormes quantidades de dados. No entanto, é difícil fazer alterações nos dados no armazenamento de objetos. As empresas podem não se beneficiar do armazenamento de objetos se precisarem editar dados rapidamente.