router

 

Um roteador é uma peça de hardware (ou software) que recebe, filtra e envia pacotes de dados pelas redes. Um roteador está conectado a pelo menos duas redes, geralmente duas LANs ou WANs ou uma LAN e a rede de seu ISP. Os roteadores estão localizados em gateways, o local onde duas ou mais redes se conectam. Dependendo da largura de banda do roteador, ele pode transmitir uma certa quantidade de dados pela rede. A largura de banda exigida por diferentes processos de computação também afetará o que o roteador permitirá de uma vez.

Não vale a pena que um modem e um roteador não sejam exatamente iguais. Um modem é um hardware localizado na casa que conecta a rede doméstica de um usuário à Internet pública. Um modem geralmente depende do provedor de serviços de Internet do usuário. Um roteador conecta os dispositivos na rede entre si e permite que outros dispositivos transmitam dados pela rede também.

Tipos de roteadores

Os tipos de roteadores incluem:

  • Roteadores com e sem fio: ambos transferem pacotes de dados de e para computadores, mas um sem fio não se conecta diretamente ao computador por meio de um cabo. Em vez disso, ele usa um sinal de rádio. Esses dois são encontrados com mais frequência em residências.
  • Roteador de rede principal: transmite dados inteiramente por uma rede, mas não transfere pacotes entre redes
  • Roteador de borda: transmite dados entre redes e das bordas de redes
  • Roteador virtual: roda em software ao invés de diretamente em uma peça de hardware; roteadores virtuais permitem mais flexibilidade na transmissão de dados dentro da rede

Roteadores na borda

Conforme mencionado anteriormente, os roteadores de borda existem na borda de uma rede, geralmente em um data center menor. Como a computação de borda lida com pacotes mais próximos do local de onde foram enviados, ela tem menor latência e otimiza a largura de banda. Os roteadores de borda também exigem medidas de segurança extras porque eles recebem e transmitem muitos dados de muitos dispositivos. Os roteadores na extremidade de uma rede devem monitorar um grande número de pacotes em comparação com outros roteadores, em parte porque muitos dispositivos se conectam a eles e também porque são responsáveis ​​por permitir a passagem de dados entre as redes.

Certos protocolos de segurança podem ser aplicados a roteadores de borda, como a tecnologia de monitoramento de pacotes.