OS X El Capitan é a versão 10.11 do sistema operacional Mac OS X da Apple Computer para desktops, laptops e servidores Macintosh, e serve como o sucessor do OS X Yosemite. O OS X El Capitan foi apresentado na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple 2015 (WWDC) no início de junho de 2015 junto com o iOS 9, com a disponibilidade oficial para ambos os sistemas operacionais ocorrendo mais tarde naquele outono.
El Capitan é a décima segunda atualização para Mac OS X, seguindo as atualizações anteriores para o sistema operacional: Cheetah (v10.0), Puma (v10.1), Jaguar (v10.2), Panther (v10.3), Tiger (v10.4 .10.5), Leopard (v10.6), Snow Leopard (v10.7), Lion (v10.8), Mountain Lion (v10.9), Mavericks (v10.10) e Yosemite (vXNUMX).
Começando com o lançamento do Mavericks, a Apple abandonou a nomenclatura baseada no grande gato dos lançamentos do OS X e lançou uma nova série de nomes baseados em localizações no estado natal da Apple, Califórnia. OS X El Capitan tem o nome de uma conhecida formação rochosa de granito vertical encontrada dentro do Parque Nacional de Yosemite.
O que há de novo no El Capitan?
Os aprimoramentos do OS X El Capitan se concentram amplamente no desempenho e na experiência do usuário em vez de novos recursos importantes. Com o El Capitan, a Apple redesenhou a ferramenta de gerenciamento de janelas Mission Control e a ferramenta de pesquisa Spotlight, e melhorou os principais aplicativos como Mail, Notes e Maps em todo o sistema operacional.
Entre os novos recursos do lançamento do El Capitan estão a funcionalidade Split View para exibir dois aplicativos de tela inteira lado a lado, Sites Fixados no navegador Safari e suporte para tecnologia de gráficos Metal. El Capitan também introduziu uma nova fonte para todo o sistema chamada San Francisco.
O sucessor do Mac OS X El Capitan, macOS Sierra, estreou no outono de 2016.