Abreviação de navegador da web, um navegador é um aplicativo de software usado para localizar, recuperar e exibir conteúdo na World Wide Web, incluindo páginas da web, imagens, vídeos e outros arquivos. Como um modelo cliente / servidor, o navegador é o cliente executado em um computador ou dispositivo móvel que contata o servidor Web e solicita informações. O servidor da web envia as informações de volta ao navegador, que exibe os resultados no dispositivo habilitado para Internet.
Navegadores x mecanismos de pesquisa
Os navegadores às vezes são erroneamente comparados aos mecanismos de pesquisa. Essa confusão decorre do fato de que as mesmas empresas por trás dos principais navegadores costumam ter um mecanismo de busca correspondente. Por exemplo, o navegador Google Chrome usa o Google para exibir os resultados da pesquisa, mas o Google também é o mecanismo de pesquisa padrão para os navegadores Apple Safari e Mozilla Firefox. Os recursos dos navegadores incluem botões de navegação, barras de ferramentas e gerenciamento de senha, enquanto os recursos dos mecanismos de pesquisa incluem sugestões de consulta / preenchimento automático, exibição multimídia e integrações de mapas.
Navegadores da web de hoje
Os navegadores de hoje são suítes de software totalmente funcionais que podem interpretar e exibir páginas da Web em HTML, aplicativos, JavaScript, AJAX e outros conteúdos hospedados em servidores da web. Muitos navegadores oferecem plug-ins que estendem os recursos do software para que ele possa exibir informações multimídia (incluindo som e vídeo) ou adicionar recursos de segurança como filtros anti-phishing. Os navegadores também podem ser usados para realizar tarefas como videoconferência, design de página da web e transações de comércio eletrônico. Embora seja mais comumente usado para acessar informações na Web, um navegador também pode ser usado como um explorador de arquivos do dispositivo ou para acessar informações hospedadas em servidores Web em uma rede privada.
Embora o Microsoft Internet Explorer já tenha dominado o mercado de navegadores, os navegadores mais usados de acordo com StatCounter (Julho de 2020) são Google Chrome (65.89%), Apple Safari (16.65%) e Mozilla Firefox (4.26%). Outros navegadores principais incluem Opera e Microsoft Edge, e provedores emergentes incluem Vivaldi, Brave e Tor. Cada navegador oferece um apelo diferente (velocidade, integração de dispositivo, inovação, etc.), e alguns usuários descobrem que navegadores diferentes atendem a necessidades diferentes enquanto navegam em seus desktops e dispositivos móveis.