Oem

Pronunciado como letras separadas, OEM é um acrônimo para fabricante de equipamento original. Um OEM é uma empresa que produz e distribui algo a granel (um componente de hardware, acessório, programa de software, etc.) para ser marcado e vendido sob o portfólio de uma empresa diferente. Os OEMs também podem ser chamados de fabricantes contratados.

Às vezes, um OEM cria um componente que será replicado por fabricantes de reposição para ser usado quando uma peça OEM quebrar e não puder ser reparada. Essas peças são normalmente mais baratas e mais fáceis de acessar, mas também anulam a garantia do fabricante, pois a peça de reposição não é idêntica à original.

OEM etc. HÁ SIM

Embora o termo às vezes seja usado incorretamente, um OEM é um fornecedor que vende seus produtos para outra empresa (chamada de revendedor de valor agregado ou VAR), que então adiciona outro hardware, software ou personalizações e os empacota para os usuários finais. Isso é semelhante aos fornecedores de matéria-prima, como um fazendeiro que fornece produtos para um restaurante. Os OEMs têm a experiência e os recursos para criar o produto de que o VAR precisa rapidamente, em grandes quantidades e a um baixo preço de atacado, um VAR usa uma peça OEM porque é econômico fazer isso.

Como as peças de um OEM às vezes são críticas para a cadeia de suprimentos de um VAR, o relacionamento entre o OEM e o VAR pode ser muito complicado. A parte do OEM nem sempre é diferenciada da solução VAR completa quando é comercializada, portanto, se o componente ou software apresentar problemas de funcionamento, o VAR normalmente é o responsável pelo consumidor em vez do OEM. Isso significa que espera-se que um OEM ofereça garantia sólida para as peças fornecidas e atendimento de qualidade ao cliente, caso as coisas dêem errado.

Nem sempre essa parceria é exclusiva; muitos OEMs farão um produto licenciado para vários VARs e até mesmo vendido diretamente ao público na solução do próprio OEM. Da mesma forma, um VAR pode usar peças de vários OEMs em seu próprio produto.

Exemplos de OEMs

As peças OEM são mais comuns nas indústrias de tecnologia e transporte. Por exemplo, um fabricante de automóveis como GMC ou Toyota (neste caso, o VAR) pode fornecer o volante ou os limpadores de pára-brisa de um OEM. Embora o cliente normalmente não faça distinção entre quem faz a peça e quem faz o todo, o VAR tem a vantagem de economizar nos custos de produção ao terceirizar as peças menos significativas.

Um exemplo importante de produto OEM na indústria de tecnologia é o Microsoft Windows. Introduzido em 1985, o Windows é o sistema operacional para cerca de 90% de todos os computadores pessoais, o que significa que fabricantes como Dell, HP, Samsung, ASUS e Lenovo têm licenças com a Microsoft para usar o Windows como sistema operacional para seus laptops, desktops e comprimidos. Obviamente, a Microsoft também usa o Windows como sistema operacional para seus dispositivos Surface, de modo que a Microsoft lucra tanto com a venda de seus próprios computadores quanto com as vendas de seus concorrentes.