Fibras ópticas são fibras de vidro ou plástico finas usadas para transmitir dados por meio da luz. Um cabo de fibra óptica consiste em um feixe de fibras ópticas que podem transmitir informações por longas distâncias e em alta largura de banda. O principal componente de um cabo de fibra óptica é formado por duas partes: o núcleo e o revestimento. O núcleo é a fibra de vidro real pela qual a luz viaja, e o revestimento é enrolado em torno do núcleo para garantir que os sinais de luz não possam escapar da fibra.
História da fibra ótica
A primeira aplicação bem-sucedida da tecnologia de fibra ótica veio com a invenção do gastroscópio em 1956. Na década de 1960, os cientistas descobriram como transmitir sinais de telefone e televisão por meio de fibra ótica. Hoje, os cabos de fibra ótica são o principal veículo de transmissão de muitas formas de comunicação em longas distâncias.
Vantagens sobre cabos de aço
- Maior largura de banda
- Mais fino e mais leve
- Sem interferência eletromagnética
- Menos atenuação
- Menor custo de manutenção
A principal desvantagem da fibra óptica é que os cabos são caros para instalar. Além disso, eles são mais frágeis que o fio e são difíceis de emendar.
Tipos de fibra ótica
Existem dois tipos de cabos de fibra óptica monomodo e multimodo. Modo simplesmente se refere ao caminho que o feixe de luz viaja.
- Singlemode fibra tem um núcleo fino e os sinais de luz viajam diretamente pela fibra, sem ricochetear nas laterais. Isso causa menos atenuação e permite que o sinal viaje por longas distâncias.
- Multimodo fibra tem um núcleo cinco a dez vezes maior em diâmetro do que a fibra monomodo. Devido à largura da fibra multimodo, vários sinais de luz podem viajar pela fibra ao mesmo tempo, mas isso limita a distância que os sinais podem ser transmitidos.
Usos de fibra ótica
- Cabos da Internet
- Cabos de rede de computador
- Transmissão de televisão a cabo
- Dispositivos médicos
- Cabos telefônicos