O que é aws lambda?

Amazon's AWS Lambda é uma plataforma de computação orientada a eventos desenvolvida pela Amazon para disparar ou executar código automaticamente quando ocorre um evento específico. Lambda executa código apenas quando necessário e escala automaticamente, proporcionando economia potencial de custos e flexibilidade para empresas quando se trata de lidar com alguns de seus processos de dados e aplicativos.

A Amazon estreou o AWS Lambda em sua conferência re: Invent em 2014 como um Plataforma “sem servidor” para que as empresas executem código na nuvem sem a necessidade de um servidor físico e sem a necessidade de provisionar ou gerenciar quaisquer servidores no final da empresa.

Em termos de código de aplicativo, o AWS Lambda oferece suporte a Node.js, Java, C # e agora Python, portanto, desde que os desenvolvedores escrevam seu código em uma dessas linguagens, o código pode ser executado dentro do ambiente de tempo de execução Lambda e utilizar recursos Lamda.

Desde a estreia do Lambda em 2014, outras empresas introduziram suas próprias plataformas semelhantes ao Lambda, incluindo IBM com seu OpenWhisk de código aberto, Microsoft com Azure Functions e Google Functions.

Como Lambda é usado atualmente por empresas e pela própria Amazon

As empresas usam o AWS Lambda para uma ampla variedade de funções. A Netflix, por exemplo, executa o AWS Lamba para ajudar a automatizar o processo de codificação de arquivos de mídia, bem como no monitoramento do uso de recursos da AWS pela Netflix. O Seattle Times utiliza Lambda para redimensionar automaticamente as imagens para um design da Web responsivo quando o conteúdo de notícias da empresa é visualizado em dispositivos móveis, tablets, laptops ou desktops.

Lambda também desempenha um papel fundamental internamente para a Amazon, já que a empresa usa Lambda para sua nuvem de Internet das Coisas (IoT) para facilitar a interoperabilidade entre dispositivos conectados que compartilham dados e funcionam em conjunto com outros dispositivos IoT. O AWS Lambda também serve como plataforma de computação para os dispositivos Amazon Echo e Echo Dot da empresa.