Ftp

O protocolo de transferência de arquivos (FTP) é um protocolo de rede padrão usado para transferir arquivos entre computadores. Ele é construído em um modelo cliente-servidor usando controle separado e conexões de dados entre o cliente e o servidor. Os usuários aos quais foi concedido acesso podem receber e transferir arquivos no servidor FTP, também conhecido como host / site FTP.

Para que é usado o FTP?

O FTP é uma ferramenta útil para mover informações do computador em que um usuário está trabalhando no momento para o servidor onde um site está hospedado. Por exemplo, se um usuário deseja instalar o WordPress em um servidor web, o FTP é necessário para copiar os arquivos.

Também é útil para compartilhar arquivos entre pessoas. Um usuário pode fazer upload de um arquivo para um servidor FTP e, em seguida, compartilhar um link para ele com outra pessoa. Esse uso de FTP está se tornando menos comum, pois os serviços em nuvem fornecem uma maneira fácil de compartilhar arquivos. No entanto, alguns usuários podem preferir ter seus arquivos hospedados em um servidor doméstico e usar o FTP para ativá-lo.

Como funciona o FTP

Uma conexão FTP precisa de duas partes para estabelecer e se comunicar na rede. Para fazer isso, um usuário deve receber permissão, fornecendo credenciais, como nome de usuário e senha, ao servidor FTP. (Em alguns casos, um servidor FTP público pode não exigir credenciais para acessar seus arquivos.)

Existem dois canais de comunicação distintos ao estabelecer uma conexão FTP:

  • Canal de comando: O canal no qual a instrução e a resposta são iniciadas.
  • Canal de dados: O canal em que os dados são distribuídos.

Junto com os canais de comunicação, existem dois modos nos quais o FTP opera que determinam como a conexão de dados é estabelecida:

  • Modo ativo: Para obter uma transferência de arquivo, um usuário autorizado usará o protocolo para solicitar a criação de alterações no servidor. Em troca, o servidor concederá o acesso. A distribuição no modo ativo pode se tornar problemática se um firewall estiver protegendo a máquina do usuário. O firewall não pode permitir sessões não autorizadas de terceiros.
  • Modo passivo: O modo passivo é usado se o problema de firewall mencionado acima ocorrer. Neste modo, o usuário estabelece o canal de comando e de dados. O servidor escuta, em vez de tentar criar uma conexão de volta com o usuário.

O futuro do FTP

O FTP foi originalmente desenvolvido para enviar e receber arquivos em computadores e redes baseados em texto em meados da década de 1980. Ele existia como um dos programas originais para acessar informações na internet antes que o uso do HyperText Transfer Protocol (HTTP) se tornasse popular para acessar páginas da web. Por isso, o navegador da web de um PC pode ser usado para acessar servidores FTP para transferir arquivos. Praticamente todas as plataformas de computador oferecem suporte ao protocolo FTP.

Hoje, o FTP é amplamente considerado um protocolo desatualizado porque não é mais atualizado e foi substituído por protocolos de transferência de arquivos mais seguros, incluindo FTPS, SFTP e HTTPS. Em novembro de 2020, o suporte para o protocolo FTP foi suspenso no Google Chrome.