Abreviação de dígito binário, um bit é uma unidade de dados de medição. O termo foi usado pela primeira vez por John Tukey, um importante estatístico e consultor de cinco presidentes dos Estados Unidos, em um memorando de 1946 para o Bell Labs. Sua recomendação era a valise de som mais natural que havia sido proposta na época, então ganhou popularidade e foi logo depois codificada em A Mathematical Theory of Communication pelo matemático Claude E. Shannon.
Um único bit é a menor unidade de informação em uma máquina e pode conter apenas um de dois valores: 0 ou 1. Esses valores podem representar uma variedade de binários, incluindo sim / não, positivo / negativo, ligado / desligado, verdadeiro / falso e positivo / negativo. Informações mais significativas são obtidas combinando bits consecutivos em unidades maiores, como bytes, kilobytes, gigabytes e megabytes. (Mais sobre isso abaixo.)
Os computadores às vezes são classificados pelo número de bits que podem processar simultaneamente ou pelo número de bits usados para representar endereços. Esses dois valores nem sempre são iguais, o que leva a alguma confusão; por exemplo, um computador com uma máquina de 32 bits pode ter registradores de dados de 32 bits ou pode usar 32 bits para identificar cada endereço em sua memória.
Os gráficos são frequentemente descritos pelo número de bits usados para representar cada ponto. Uma imagem de 1 bit, por exemplo, é monocromática, enquanto uma imagem de 8 bits suporta 256 cores ou tons de cinza, e um gráfico de 24 ou 32 bits suporta true color.
Os bits também são usados para descrever a rapidez com que os dados são transferidos em uma rede, geralmente como kilobits por segundo (Kbps), megabits por segundo (Mbps) ou, em casos raros, gigabits por segundo (Gbps). As velocidades da rede podem variar de 1 Mbps a mais de 1,000 Mbps ou 1+ Gbps, embora uma rede “rápida” seja totalmente relativa. Para colocar isso em contexto, um filme de longa-metragem de alta definição geralmente requer cerca de 5 Mbps para streaming ininterrupto.
Bit vs. byte
Embora os dois termos sejam às vezes confundidos, um byte é composto de 8 bits consecutivos. Os cientistas da computação raramente trabalham com um bit de cada vez, portanto, expressar dados em bits costuma ser muito demorado e poderia ser muito mais simples como bytes, kilobytes (KB), gigabytes (GB) ou megabytes (MB). Como outros prefixos métricos, um kilobyte usa matemática de base 10 e consiste em 1,000 bytes.
Bytes múltiplos (e por extensão, bits) também podem ser expressos usando prefixos binários com matemática de base 2, embora seja muito menos comum devido à sua complexidade. Essas expressões incluem kibibytes (KiB), que é 210 ou 1,024 bytes; mebibytes (MiB), que é 220 ou 1,0242 bytes; e gibibytes (GiB), que é 230 ou 1,0243 bytes.