Audacity é um software de edição e gravação de áudio multilíngue de código aberto para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. Lançado pela primeira vez em maio de 2000, o Audacity é usado por músicos, cientistas, podcasters, artistas foley e narradores para compor, gravar e produzir vários tipos de gravações de áudio. Novas versões do Audacity são lançadas regularmente (cerca de duas vezes por ano) e o Audacity Wiki fornece tutoriais detalhados e material de referência atualizado.
Com este software, os usuários podem realizar uma série de tarefas, incluindo:
- Grave áudio ao vivo e reprodução de áudio
- Faça upload e edite as gravações existentes
- Exporte as gravações finais em vários formatos de arquivo diferentes
- Aplique efeitos como eco, distorção, reverberação, redução de ruído, aumento / diminuição do andamento e
- Gere sons artificiais, como tons do teclado, chilreios e ruído rosa
- Grave sons de instrumentos virtuais
- Escreva efeitos personalizados e plug-ins de som (os formatos suportados incluem LADSPA, LV2, Nyquist, VST e Unidade de Áudio)
Audacity x outro software de áudio
O Audacity é o software de edição de áudio mais popular disponível sob a GNU General Public License (GPL), que permite aos fornecedores vender / distribuir gratuitamente o Audacity ou agrupá-lo com seus próprios produtos. Seu código-fonte aberto significa que o Audacity é incrivelmente versátil e pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de qualquer usuário. A flexibilidade às vezes pode ser uma desvantagem, pois o Audacity foi criticado por sua curva de aprendizado; a ampla seleção de controles, efeitos e opções de personalização pode ser opressora para um novato no programa, especialmente quando combinada com sua interface de usuário sem brilho.
Por esta razão, alguns críticos do Audacity preferem usar um software de edição de áudio mais intuitivo e licenciado, como Adobe Audition, Wavepad ou Apple s Garageband. Esses tipos de programas também são frequentemente favorecidos por sua capacidade de lidar com arquivos maiores em um volume mais alto, embora geralmente incorram em custos e possam não ser capazes de executar funções específicas tão bem ajustadas quanto o Audacity. Outros softwares de áudio de código aberto com menos recursos e funcionalidade mais limitada do que o Audacity incluem Ardour, LMMS e Mixxx.