Api

Pronunciada como letras separadas, uma interface de programação de aplicativo (API) é um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para a construção de aplicativos de software. Uma API também especifica como dois ou mais programas interagem entre si; sempre que um usuário copia informações de um aplicativo e as cola em outro, por exemplo, ele está envolvendo uma série de protocolos de API que operam entre os dois programas. Uma boa API possui documentação detalhada que torna mais fácil desenvolver ou refinar um programa, fornecendo todos os blocos de construção que são então montados ou manipulados por um programador.

Tipos de APIs

Existem muitos tipos de APIs para sistemas operacionais, aplicativos ou sites. O Windows, por exemplo, tem muitos conjuntos de API que são usados ​​por hardware e aplicativos do sistema. A maioria dos sistemas operacionais fornece APIs abertas para que os programadores possam escrever aplicativos que sejam compatíveis com o ambiente atual.

APIs também podem ser especificadas por sites; por exemplo, as APIs da Amazon e do eBay permitem que os desenvolvedores usem a infraestrutura de varejo existente para criar lojas especializadas na web. Os desenvolvedores de software de terceiros usam APIs da web para criar soluções de software para usuários finais e os desenvolvedores usam APIs para criar aplicativos para uso interno e comercial.

Existem milhares de APIs em uso hoje, com novas adicionadas a cada novo lançamento ou atualização de software. Algumas APIs estão disponíveis para uso público, enquanto outras podem ser estritamente internas ou de uso limitado entre dois ou mais parceiros. As APIs podem variar por tipo de arquitetura (REST, SOAP, RPC, etc.), mas geralmente são usadas para um dos três propósitos:

  • APIs de sistema acessar e manter dados. Esses tipos de APIs são responsáveis ​​por gerenciar todas as configurações em um sistema. Para usar um exemplo, uma API do sistema desbloqueia dados do banco de dados de faturamento de uma empresa.
  • APIs de processo pegue os dados acessados ​​com APIs do sistema e os sintetize para criar uma nova maneira de visualizar ou agir nos dados entre os sistemas. Para continuar o exemplo, uma API de processo pegaria as informações de faturamento e as combinaria com as informações de estoque e outros dados para atender um pedido.
  • APIs de experiência adicione contexto ao sistema e às APIs de processo. Esses tipos de APIs tornam as informações coletadas por APIs de sistema e de processo compreensíveis para um público específico. Seguindo o mesmo exemplo, uma API de experiência poderia traduzir os dados das APIs de processo e sistema em um rastreador de status de pedido que exibe informações sobre quando o pedido foi feito e quando o cliente deve esperá-lo.

Exemplos de API

Os usos comuns de APIs variam em complexidade, desde copiar e colar texto até rastrear preços de mercado para blockchain e criptomoeda. Conjuntos de API populares incluem:

  • API do Google Maps: As APIs do Google Maps permitem que os desenvolvedores incorporem informações de geolocalização em páginas da web usando uma interface JavaScript. A API do Google Maps foi projetada para funcionar em dispositivos móveis e navegadores de desktop.
  • API do YouTube: As APIs do Google permitem que os desenvolvedores integrem vídeos e funcionalidades do YouTube em sites ou aplicativos. As APIs do YouTube incluem API do YouTube Analytics, API de dados do YouTube, API de transmissão ao vivo do YouTube, APIs do player do YouTube e outros.
  • APIs do Twitter: O Twitter oferece duas APIs, uma para conteúdo geral do Twitter e outra para publicidade no Twitter. O primeiro permite o acesso programático a tweets, mensagens diretas, usuários do Twitter e outros recursos. O último conecta os desenvolvedores à plataforma de anúncios do Twitter para criar programas em torno do gerenciamento do conteúdo criativo de uma campanha, público-alvo e análise de desempenho geral.

API de publicidade de produto da Amazon: A API de publicidade de produtos da Amazon dá aos desenvolvedores acesso à seleção de produtos da Amazon e funcionalidade de descoberta para anunciar produtos da Amazon para monetizar um site.