A International Business Machines (IBM) é um fabricante global de hardware de TI e provedor de serviços com sede nos Estados Unidos. A IBM se tornou líder em hardware de computação com o surgimento dos primeiros computadores nas décadas de 1950 e 60, mas a mudança para os computadores pessoais na década de 1980 resultou em perdas significativas para a empresa. Hoje, o portfólio da IBM consiste principalmente de hardware de tecnologia de nível corporativo e serviços de hospedagem e consultoria.
História da IBM
Em 1911, a empresa foi incorporada como Computing-Tabulating-Recording Company (CTR) e fabricou uma variedade de máquinas, incluindo registradores de ponto industrial, balanças comerciais, tabuladores e cartões perfurados. Três anos depois, Thomas J. Watson, Sr. ingressou na empresa como gerente geral e colocou a empresa no curso de se tornar a IBM como é conhecida hoje. Logo após ser nomeado presidente, Watson supervisionou a mudança da oferta de produtos principais da empresa para equipamentos de computação de negócios em grande escala e fez a transição do nome para IBM. Para catalisar a inovação tecnológica, a IBM abriu o Watson Scientific Computing Laboratory na Columbia University em 1945.
A IBM lançou o 701, o primeiro computador da empresa, em 1952 e passou as duas décadas seguintes dominando o campo dos mainframes e minicomputadores. Essas máquinas (especificamente as famílias System / 360 e 370) eram capazes de níveis sem precedentes de poder de computação, por isso eram amplamente utilizadas por empresas, universidades, laboratórios e repartições governamentais. O surgimento dos computadores pessoais (PCs) nas décadas de 1980 e 90, entretanto, criou perdas financeiras dramáticas para a IBM. Conforme fornecedores como Compaq, Dell e HP assumiram o controle do mercado de PCs e de PCs compatíveis, a IBM mudou para soluções de negócios integradas, consultoria e pesquisa.
Embora a IBM nunca tenha se recuperado totalmente das perdas de negócios, ela ainda é líder no setor de TI hoje. É o lar das maiores instalações de pesquisa industrial do mundo, então faz sentido que a IBM ainda seja uma potência de ofertas de hardware de negócios em grande escala, especificamente computadores mainframe, servidores e infraestrutura. A IBM também é competitiva em serviços de hospedagem e consultoria, incluindo Platform-as-a-Service (PaaS), Managed Security Services (MSS) e consultoria de IoT.
Realizações notáveis
- 1935: O governo dos EUA usa o equipamento de cartão perfurado da IBM para criar e manter registros de empregos para toda a população de trabalhadores americanos, em concordância com a Lei de Previdência Social.
- 1957: Os pesquisadores da IBM inventam a unidade de disco rígido.
- 1969: O cartão com tarja magnética é desenvolvido pela IBM e colocado em produção para criar cartões de débito e crachás de identificação para bancos, seguradoras, hospitais, repartições públicas, etc.
- 1971: IBM desenvolve o primeiro disquete comercial.
- 1972: a IBM apresenta uma proposta para o primeiro Código Universal de Produto (UPC), que mais tarde seria adotado por varejistas em todo o mundo.
- 1973: Os pesquisadores da IBM, Donald D. Chamberlain e Raymond F. Boyce, escrevem a linguagem de programação SQL.
- 1991: Lexmark, uma empresa de impressoras, máquinas de escrever e teclados, é retirada de uma divisão de manufatura da IBM.
- 2006: Frances Allen, IBM Research Fellow, torna-se a primeira mulher a receber o Prêmio Turing.
- 2011: Watson, uma plataforma de computação cognitiva, derrota os campeões do Jeopardy Brad Rutter e Ken Jennings.
- 2019: IBM adquire a Red Hat, uma empresa de software de código aberto.