Pronunciado rahm, uma memória somente leitura (ROM) é uma memória de computador na qual os dados foram pré-gravados. Depois que os dados são gravados em um chip ROM, eles não podem ser removidos e podem apenas ser lidos. Ao contrário da memória principal (RAM), a ROM retém seu conteúdo mesmo quando o computador é desligado. A ROM é considerada não volátil, enquanto a RAM é considerada volátil. Leia mais sobre a diferença entre RAM e ROM aqui.
A maioria dos computadores pessoais contém uma pequena quantidade de ROM para programas críticos que não precisarão ser alterados durante a vida útil do dispositivo, conhecido como firmware. Além disso, os ROMs são usados extensivamente em calculadoras e dispositivos periféricos, como impressoras a laser, cujas fontes às vezes são armazenadas em ROMs.
Três Tipos de ROM
Existem três tipos de ROM que têm sido usados historicamente em PCs, com cada versão subsequente substituindo sua antecessora:
- A ROM programável (PROM) é fabricada como memória em branco que pode então ser gravada por um dispositivo do programador, uma alteração das versões anteriores da ROM que foram programadas durante o processo de fabricação.
- ROM apagável e programável (EPROM) é um tipo de PROM que pode ser apagado com luz ultravioleta e depois reprogramado.
- O ROM eletricamente apagável e programável (EEPROM) é um tipo de PROM que pode ser apagado com uma carga elétrica e depois reprogramado. EEPROM é semelhante à sua memória flash derivada; no entanto, a memória flash pode ser programada e apagada em grandes blocos em vez de um byte por vez (como EEPROM), portanto, também pode ser usada como uma memória autônoma para armazenamento removível, como uma unidade flash USB.