O sucessor do lançamento Mitaka da plataforma de computação em nuvem de código aberto OpenStack, OpenStack Newton fez sua estreia em 6 de outubro de 2016 como o décimo quarto grande lançamento do OpenStack.
Newton é a segunda atualização em 2016 para o OpenStack, com o OpenStack Mitaka lançado no início de abril de 2016. OpenStack Newton foi sucedido pelo OpenStack Ocata em fevereiro de 2017.
Tal como acontece com as versões anteriores do OpenStack, Newton leva seu nome de uma cidade próxima ou recurso distinto em relação ao cúpula de design do OpenStack correspondente a cada versão do OpenStack. Neste caso, Newton é o nome de uma casa histórica na cidade de Austin, Texas, onde o OpenStack design Summit foi realizado em 2016.
Aprimoramentos de recursos no OpenStack Newton
Com o lançamento do OpenStack Newton, o OpenStack se concentrou em simplificar e melhorar a experiência do usuário, ao mesmo tempo em que fortalece a segurança. Os aprimoramentos de segurança incluem conformidade com PCI e credenciais criptografadas no componente OpenStack Keystone.
O OpenStack Newton também oferece atualizações para o componente de gerenciamento de cluster de orquestração de contêiner Magnum, o serviço de provisionamento bare-metal Ironic e o projeto de rede de contêiner Kuryr para facilitar o processo de integração de contêineres. É também o primeiro lançamento do OpenStack a oferecer uma conexão robusta entre o projeto de rede de contêiner Kuryr e o projeto de rede Neutron dentro do OpenStack.
Os componentes do OpenStack como Neutron, Cinder, Ironic e Trove também foram atualizados no OpenStack Newton com funcionalidade de alta disponibilidade (HA) aprimorada.
OpenStack Newton vs. OpenStack Neutron e OpenStack Nova
O OpenStack Newton não deve ser confundido com dois outros projetos individuais do OpenStack que começam com a letra “N.” O primeiro deles, OpenStack Neutron, é um componente central do OpenStack desenvolvido para fornecer recursos de "rede como serviço" entre dispositivos de interface que podem ser gerenciados por outros serviços OpenStack, como OpenStack Nova (também conhecido como OpenStack Compute).
O próprio OpenStack Nova é outro componente do OpenStack desenvolvido para fornecer acesso sob demanda a recursos de computação, provisionando e gerenciando grandes redes de máquinas virtuais (VMs).