O Storage Spaces Direct é um recurso introduzido no Windows Server 2016 que estende a pilha de armazenamento definido por software (SDS) no Windows Server para permitir a construção de sistemas de armazenamento altamente disponíveis (HA) com armazenamento local.
A Microsoft desenvolveu o Storage Spaces Direct, ou S2D, para ajudar a simplificar a implantação e o gerenciamento de sistemas de armazenamento definidos por software, bem como para abrir o uso de novas classes de dispositivos de disco como dispositivos de disco SATA e NVMe (discos não voláteis de memória Express), que anteriormente não podiam ser usados com Espaços de Armazenamento em cluster com discos compartilhados.
Espaços de armazenamento direto em uso
O Storage Spaces Direct pode usar discos internos para nós em um cluster ou pode conectar-se diretamente aos nós em um cluster por meio de um gabinete. Os Espaços de armazenamento agregam os discos locais aos nós do cluster, o que cria um pool de armazenamento desses discos e permite que discos virtuais sejam criados.
Esses discos virtuais podem ser usados como um Volume Compartilhado de Cluster (CSV) que pode hospedar máquinas virtuais (VMs) Hyper-V em execução em volumes formatados com ReFS.
O que isso significa essencialmente é que com o Storage Spaces Direct, os sistemas de armazenamento HA podem ser construídos usando nós de armazenamento apenas com armazenamento local, seja com dispositivos de disco internos a cada nó de armazenamento ou dispositivos de disco em JBODs (Just a Bunch Of Disks) onde cada JBOD está conectado apenas a um único nó de armazenamento.