O que é openstack ocata?

O sucessor do lançamento Newton da plataforma de computação em nuvem de código aberto OpenStack, OpenStack Ocata fez sua estreia em 22 de fevereiro de 2017, como o décimo quinto grande lançamento do OpenStack.

O lançamento Ocata marca o início de um ciclo de lançamento de desenvolvimento mais curto para o OpenStack, já que ele chegou apenas quatro meses depois de Newton, em oposição ao ciclo de lançamento tradicional a cada seis meses, onde um novo lançamento do OpenStack estreou em abril e outro em outubro de cada ano .

Embora o Ocata seja a primeira atualização em 2017 para o OpenStack, seu sucessor, OpenStack Pike, foi lançado em agosto de 2017. E o OpenStack Pike seguinte, OpenStack Queens, chegou no final de fevereiro de 2018.

Tal como acontece com as versões anteriores do OpenStack, Ocata leva seu nome de uma cidade próxima ou recurso distinto em relação ao cúpula de design do OpenStack correspondente a cada versão do OpenStack. Neste caso, Ocata é o nome de uma praia em El Masnou, Espanha, nos arredores da cidade de Barcelona, ​​onde o encontro de design OpenStack foi realizado em 2016.

Aprimoramentos de recursos no OpenStack Ocata

O OpenStack Ocata atua principalmente como uma versão de estabilização para a plataforma OpenStack, com foco na resolução de problemas de escalabilidade e desempenho, além de continuar o esforço para tornar o processo geral de operação de suas próprias nuvens muito mais fácil para as empresas.

Aprimoramentos e melhorias específicos no OpenStack Ocata incluem:

  • Cells v2, por ajudar a permitir mais escala e capacidade de gerenciamento no projeto central de computação Nova
  • Suporte aprimorado do Microsoft Windows Hyper-V, incluindo suporte para dispositivos PCI passthrough, suporte para ordem de inicialização e suporte para máquinas virtuais Hyper-V com inicialização segura UEFI habilitada
  • Suporte total no mecanismo de rede de contêiner Kuryr para a Interface de Rede de Contêiner (CNI) para ajudar a habilitar a rede no Kubernetes
  • Suporte aprimorado para estruturas de orquestração de contêiner, adicionando novo suporte para DCOS de código aberto da Mesosfera, no OpenStack Mangum
  • Novo acesso contextual e controles de segurança no painel de administração do Horizon
  • Aprimoramentos no OpenStack Keystone para ajudar a facilitar a federação geral da nuvem