EMR é curto para electronic medical record. Um registro médico eletrônico é uma versão digital do arquivo de papel usado em um consultório médico ou clínica. O EMR contém o histórico médico de todos os pacientes que usam a prática e faz parte do processo interno de manutenção de registros do paciente.
Um EMR fornece acesso imediato ao histórico de cada paciente individual, permitindo que a prática rastreie o histórico do paciente e identifique os pacientes que devem fazer consultas, exames ou exames. Também pode ser usado para auxiliar no diagnóstico e tratamento.
EMR e software de gerenciamento de prática
Os médicos inserem as informações do paciente eletronicamente, usando EMR especializado e software de gerenciamento de prática, para que um histórico completo do paciente esteja prontamente disponível. A maioria dos pacotes de software EMR fornece ferramentas para auxiliar na qualidade do atendimento ao paciente, incluindo lembretes específicos para o paciente, fluxogramas específicos para doenças e outros relatórios.
Além dos registros de saúde do paciente, os recursos típicos do software EMR também incluem programação integrada, lembretes automáticos, gerenciamento de reclamações, digitalização de documentos, redação de receitas, cobrança e outras ferramentas de gerenciamento.
Fornecedores de software EMR
Fornecedores de registros médicos eletrônicos e software de gerenciamento de prática podem oferecer soluções específicas para práticas de optometria ou dermatologia, médicos de clínica geral ou software projetado para atender às necessidades de práticas de quiropraxia. O software pode ser baseado em nuvem ou implantado no local.
Exemplos de fornecedores de software EMR incluem:
DOX Podiatry EMR
PointClickCare
PracticeStudio, MicroFour
Especialista em prática, Cal-Med
HealthTec Trilogy
Contraste EMR com EHR
O EMR contém apenas os dados coletados no escritório do provedor. Em contraste, um electronic health record (EHR) inclui o EMR e informações de todos os provedores em várias organizações de saúde.