Os iBeacons são a implementação da Apple de dispositivos beacon pequenos e geralmente baratos que utilizam sinais sem fio Bluetooth Low Energy (BLE) para fornecer informações de produtos com base na localização e ofertas ou especiais para dispositivos móveis com iOS, como iPhones e iPads.
A Apple adicionou a funcionalidade iBeacon na atualização do iOS 7, e a empresa também lançou um kit de desenvolvimento de software (SDK) naquela época para permitir que empresas e desenvolvedores utilizem a funcionalidade em seus próprios aplicativos.
Como os iBeacons dependem do iOS 7 e atualizações posteriores, a tecnologia iBeacon só funcionará com o iPhone 4S e versões posteriores, iPads de terceira geração ou posteriores, iPad Minis e dispositivos iPod Touch de quinta geração ou posteriores.
iBeacons em Apple Stores e questões de privacidade
A Apple começou a usar iBeacons em 254 de suas lojas de varejo nos Estados Unidos em 6 de dezembro de 2013, permitindo que os clientes com o aplicativo da Apple Store recebessem ofertas específicas de localização nas lojas da Apple.
Em termos de preocupações com a privacidade, os iBeacons rastreiam a localização exata de um usuário quando ele instala o aplicativo da Apple Store, assim como outros beacons quando os aplicativos de lojas de varejo são instalados. Os iBeacons, entretanto, não são capazes de obter informações específicas sobre o usuário além da localização.
Os usuários também podem interromper o rastreamento do iBeacon desinstalando aplicativos como o aplicativo da Apple Store que se conectam aos iBeacons, revogando as permissões dos Serviços de localização para os aplicativos relevantes ou desligando o Bluetooth.