O que é grande xerus?

Xenial Xerus é o codinome Ubuntu para a versão 16.04 do sistema operacional Ubuntu Linux. Lançado oficialmente em 21 de abril de 2016, o Xenial Xerus segue o lançamento do Wily Werewolf (v15.10) e serve como uma atualização significativa para o Ubuntu, apresentando integração aprimorada com OpenStack (incluindo suporte Mitaka), a adição do formato de aplicativo seguro snaps para pacotes e o hipervisor de contêiner puro LXD.

Como uma versão de suporte de longo prazo (LTS), os usuários do Xenial Xerus receberão cinco anos de suporte da Canonical, os desenvolvedores do Ubuntu, para o sistema operacional (em oposição a nove meses de atualizações de segurança e suporte para as versões não-LTS) . Novos lançamentos de Ubuntu LTS são lançados a cada dois anos, com o último Ubuntu LTS sendo a distribuição Ubuntu 14.04 Trusty Tahr em abril de 2014.

Para desenvolvedores, o lançamento do Xenial Xerus 16.04 inclui a ferramenta Snapcraft, que simplifica a construção, desenvolvimento e distribuição de pacotes snap. O Ubuntu 16.04 também remove o Ubuntu Software Center, interrompe o envio de buscas na área de trabalho pela Internet por padrão, move o dock do Unity para a parte inferior da tela do computador e muito mais.

O Xenial Xerus também oferece suporte para o sistema de arquivos zettabyte (ZFS), bem como versões atualizadas do Firefox e do LibreOffice.

O que exatamente é um Xenial Xerus?

Xenial é um adjetivo que se refere a um estado de ser hospital ou amigável, especialmente para visitantes estranhos ou estrangeiros, e um xerus é um esquilo terrestre de cauda longa nativo da África. Xerus se assemelha a cães da pradaria em muitos aspectos, e eles se unem enquanto vivem em tocas em bosques ou pastagens.

O lançamento do Xenial Xerus do Ubuntu Linux foi seguido pelo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak em outubro de 2016.