Um aplicativo corporativo é a frase usada para descrever aplicativos (ou software) que uma empresa usaria para ajudar a organização na solução de problemas corporativos. Quando a palavra “empresa” é combinada com “aplicativo”, geralmente se refere a uma plataforma de software que é muito grande e muito complexa para uso individual ou em pequenas empresas.
Integração e Implantação
Os aplicativos corporativos são normalmente projetados para fazer interface ou integração com outros aplicativos corporativos usados na organização e para serem implantados em uma variedade de redes (Internet, Intranet e redes corporativas) enquanto atendem a requisitos estritos de segurança e gerenciamento de administração.
Aplicativos empresariais proprietários
Os aplicativos empresariais proprietários geralmente são projetados e implantados internamente por uma equipe de desenvolvimento de TI especializada dentro da organização. No entanto, uma empresa pode terceirizar parte ou todo o desenvolvimento do aplicativo e trazê-lo de volta para implantação.
Provedores de serviços de aplicativos (ASP)
Hoje, usando a empresa aPplicação serviço providers (ASP) é mais prevalente. Aqui, o aplicativo corporativo é projetado por um provedor de serviços de aplicativo terceirizado e alugado para a empresa, como um serviço local ou hospedado. Isso também é frequentemente referido software-as-a-service (SaaS) ou aplicativos baseados na web.
Tendências em aplicativos empresariais
Outra tendência em aplicativos corporativos é a mudança para a computação em nuvem, onde a empresa move parte ou toda a sua infraestrutura para a nuvem - um tipo de computação baseada na Internet, onde os serviços são entregues aos computadores e dispositivos de uma organização através da Internet como um serviço de demanda. Algumas empresas também podem escolher uma solução híbrida em que os aplicativos em nuvem são integrados a sistemas locais.
Alguns dos tipos mais comuns de aplicativos corporativos incluem o seguinte:
- sistemas de faturamento automatizados
- processo de pagamento
- sistemas de email marketing
- Gerenciamento de Conteúdo
- call center e suporte ao cliente
- CRM (Customer Relationship Management)
- Planejamento de Recursos Empresariais (ERP)
- Business Intelligence
- Planejamento de Continuidade de Negócios (BCP)
- Gestão de RH
- Integração de Aplicativos Corporativos (EAI)
- busca empresarial
- sistemas de mensagens e colaboração.
Outros nomes comuns para aplicativos corporativos incluem aplicativo corporativo, software corporativo e eempresa aPplicação software (EAS).