O que é um sistema operacional?

O sistema operacional (SO) é um programa básico que gerencia os componentes de um computador, tais como RAM, espaço em disco rígido, dispositivos de entrada e saída, e os torna disponíveis para aplicações.

Se for um servidor, mainframe, PC, tablet ou smartphone, um sistema operacional é encontrado em quase todos os tipos de computador. Ele cuida da comunicação e direitos de acesso do usuário, controla o carregamento, execução e finalização do software aplicativo, gerencia o desempenho do processador bem como as capacidades de memória e o funcionamento dos dispositivos conectados como mouse, teclado, impressora, scanner, câmeras, etc.

Evolução dos sistemas operacionais

Os primeiros computadores funcionaram sem um sistema operacional. Por um lado, o hardware não era muito diferenciado e, portanto, controlável e, por outro lado, só podiam processar um programa específico de cada vez. Os sistemas rudimentares surgiram no final da década de 1950. O primeiro sistema operacional que pôde ser utilizado em várias séries de modelos foi o OS/360 da IBM, introduzido com o hardware System/360 em 1964. No início dos anos 70, surgiu uma família de sistemas para diferentes plataformas de hardware com UNIX.

O triunfo dos computadores domésticos começou com o C64. Este dispositivo tinha um núcleo de sistema chamado Kernal e uma BIOS que controlava os componentes conectados. Quase em paralelo, foram desenvolvidos os sistemas MacOS da Apple com a primeira interface gráfica de usuário e DOS, que foi impulsionada principalmente pela Microsoft e se tornou o sistema operacional líder por alguns anos através de uma política corporativa inteligente. O DOS era controlado através de linhas de comando com a entrada direta de comandos.

No entanto, ficou claro desde cedo que o futuro pertencia à interface gráfica do usuário. É por isso que a Microsoft começou a desenvolver o Windows em 1983, que ainda é o líder do mercado global no setor de PCs. Está agora disponível na versão Windows 10 e é actualizada regularmente. De acordo com o fabricante, não haverá mais a versão 11. O sistema operacional de código aberto Linux, embora repetidamente elogiado, continua sendo um produto exótico com uma participação de mercado de apenas cerca de 1%.

Alterações fortes devido aos dispositivos móveis

Com a introdução do primeiro iPhone e o rápido desenvolvimento de dispositivos móveis desde então, o mercado de sistemas operacionais também mudou consideravelmente. Embora o Windows ainda seja um dos melhores cães com cerca de 40%, ele não foi capaz de se estabelecer em smartphones e está essencialmente limitado a PCs e notebooks.

Entretanto, o Android toca primeiro violino em dispositivos móveis com uma quota de mercado de mais de 40%, e a tendência é de aumento. Android é um software de código aberto, que é utilizado por mais de 80 fabricantes de hardware e desenvolvedores de software sob a liderança do Google e domina o mercado de smartphones. A Apple, com seu iOS, também desenvolveu seu próprio sistema operacional para seus iPhones e tem uma participação de cerca de 15%.