Qual é a arquitetura de microsserviço?

Arquitetura de microsserviço, também conhecida como microsserviços, é uma frase usada no design de software para se referir a um único aplicativo de software projetado como um conjunto de pequenos serviços implantáveis ​​independentemente. Por exemplo, o pequeno aplicativo pode oferecer suporte a vários clientes, expor APIs e integrar-se a outros aplicativos.

Os microsserviços são basicamente projetados para receber solicitações de processo e responder em conformidade, independentemente de outros serviços. Com o tempo, os serviços podem evoluir para atender às necessidades de negócios em constante mudança.

Características comuns de microsserviços

Atualmente, não há uma definição formal de arquitetura de microsserviço, mas o software desenvolvido como microsserviço compartilha características e funções comuns, incluindo vários serviços de componentes que podem ser implantados independentemente sem comprometer o aplicativo. Os microsserviços são geralmente projetados em torno dos recursos e prioridades de negócios.

Outra característica importante dos microsserviços é que os serviços, embora limitados, são compostos de elementos fracamente acoplados. Isso permite que os desenvolvedores atualizem os serviços independentemente conforme as necessidades de negócios mudam. Por exemplo, quando um serviço é atualizado e reimplantado, ele não afetará outros serviços ou exigirá que outros serviços sejam atualizados.

A arquitetura de microsserviço é semelhante à arquitetura orientada a serviços (SOA)

A arquitetura de microsserviço é considerada o oposto da arquitetura monolítica e semelhante à Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Ele difere de SOA porque é uma estrutura mais ampla, enquanto os microsserviços são mais refinados.